domingo, 14 de fevereiro de 2016

PALAVRA PASTORAL: ANÁLISE DO LIVRO DE NAUM. Capítulos 1 a 3.













Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de lhes falar sobre este Livro. É um livro pequeno contendo apenas trás capítulos os quais eu gostaria que lessem. Para que tenhais mais vontade de ler o livro e possam entender a leitura farei uma análise do que se trata o livro nesta meditação pastoral. Se o fizermos aprenderemos muita coisa que serve para nós como povo de Deus nos dias atuais e como cidadãos e cidadãs cristãos e cristãs. O Livro trata da mensagem básica de Deus para todo o líder que erra.
 O POUCO CONHECIDO PROFETA. Naum testemunha para o povo de Judá da mesma maneira que os profetas Jeremias, Habacuque e Sofonias. Deus o instruiu a anunciar seu julgamento à perversa cidade de Nínive.
Mais de um século antes, Deus comissionara Jonas para chamar o povo de Nínive ao arrependimento, e eles atenderam. Todavia aquela geração falhou em deixar qualquer legado de humildade ou arrependimento, e, por volta do século VII a.C. a nação entrou em estado deplorável, tanto moral como espiritual.
Naum dá o alarme. No capítulo 1 claramente comunica a ira de Deus contra a cidade de Nínive, uma declaração de julgamento contra o governo perverso e imoralidade pública.  No capítulo prediz a eminente condenação da cidade. Profetiza que Nínive será atacada e cairá. No capítulo 3 descreve com detalhes como será a queda.
Esse pequeno livro traz uma bordoada. Contem a mensagem básica de Deus para todo líder que erra: Não importa quanto poder você acumule, jamais compensará ter falhado com Deus.
Os ninivitas tinham tudo ou era o que parecia. Domina muitas nações e, arrogantemente ostentavam seu poder.  Mas sucesso na liderança sem sucesso espiritual é o mesmo que falhar. Jesus perguntou: ‘“Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma”? (Mat. 8:36). Coloque de outra maneira. Riqueza profissional menos saúde leva à falência. O poder organizacional é apenas temporário; o poder pessoal com Deus é para sempre. O líder espiritualmente correto  é capaz de liderar com a alma não à parte dele.
 No capítulo final do livro Naum observa  uma falha fatal do Rei de Nínive. Ele falhou em substituir líderes para pastorear o povo. Mesmo se tivesse sido um homem digno faltava-lhe a influência  para salvar sua nação. Ele na desenvolveu líderes governamentais sadios, e a nação desmoronou moralmente (3:18)
O papel de Deus em Naum.
Deus conforta e disci0plina neste livro. É o juiz divino que tem de apresentar as provas contra Nínive e executar a justiça. Ele usou Naum para fazer as queixas contra os assírios. Deus os acusou não apenas pelos crimes que cometeram dentro dos seus próprios limites, mas também pela crueldade que afligiram as nações que vitimavam incluindo Israel.
Mais uma vez Deus demonstra ser o supremo detentor do poder no mundo. É ele quem levanta e faz cair. Não é apenas o Reis dos reis, mas o líder dos líderes.
Os Líderes em Naum.
Naum e o Rei de Nínive
Outras pessoas de influência em Naum.
Os líderes e oficiais públicos de Nínive.
Lições e liderança.
 Cada geração precisa responder si própria diante de Deus. Você não pode herdar a salvação.
No final, os líderes perversos colherão o que plantaram.
A auto-suficiência pode cegar os líderes quanto as suas fraquezas e debilidades.
Meus queridos e irmãos e minhas queridas irmãs em resumo é isso que o livro de Naum nos ensina. Vamos aprender? Aprendamos em Naum e tragamos isso para nós hoje enquanto Igrejas cristãs e cristãs e Igreja de Cristo Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: