quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

PALAVRA PASTORAL – COLOCAR A SOBRECARGA EM JESUS. (Mat. 11: 28-30)









Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre um tema muito comum, mas que tem um ensino precioso para todos nós. Eu me recordo muito deste texto porque foi o texto onde eu estava pregando no dia 4 de julho de 2010 quando tive aquele problema. É possível que eu estivesse sofrendo em meu inconsciente os efeitos de um stress vivido dois anos antes. De qualquer maneira marcou muito a minha vida. Mas acontecimentos a parte eu gostaria de falar de uma palavra que está no texto. Em algumas versões bíblicas aparece a palavra oprimidos, mas em outras a aparece a palavra sobrecarregados. Eu gostaria de explorar a palavra “sobrecarregados” porque ela expressa melhor o que estou pensando ao escrever esta mensagem para vocês refletirem. Vamos então conceituar isso. Primeiro precisamos saber o que significa essa palavra. Carregamento é a carga que alguém está levando e a sobrecarga é aquilo a mais além da carga colocado em cima da ou junto com a carga. Isso sobrecarrega. Creio que vocês já entenderam. Então pensem no que uma sobrecarga pode fazer. Como disse é algo que está além de capacidade de ser conduzido ou suportado por alguém ou por um objeto ou instrumento que recebe a sobrecarga. Por exemplo: Eu tenho um consumo tal de energia elétrica que demanda uma chave também maior. Se eu não tiver uma chave ao alcance da demanda ao ligar um aparelho que puxe certa quantidade de energia a mais duas coisas podem acontecer. Ou a chave cai (desliga)  ou a instalação pega fogo. Resultado da carga maior do que a capacidade que tenho. Coloco uma carga maior do que a capacidade de meu automóvel. O que pode acontecer? Ou o motor não suportará ou a suspensão quebrará. Assim com as cargas dos caminhões, aviões, navios, etc. A sobrecarga poderá ser um problemas sério. No caso dos caminhões eles arrebentam precocemente as rodovias, os aviões perdem altitude e podem cair, os navios pode afundar porque não estão preparados para tamanho peso.
Queridos o mesmo acontece com a nossa parte emocional. Nós temos limites para suportar as cargas emocionais que são colocadas sem nós ou sobre nós. Quando as coisas vêm acima de nossos limites alguma coisa acontece. Algo vai estourar em alguma parte de nossas vidas.
Por isso no mundo moderno existem muitas pessoas que estão assim. Suas vidas não estão mais suportando o peso da carga emocional que recebem. O resultado disso evidentemente são as doenças, como enfartes, AVCs, Certos tipos de cânceres, úlcera gástricas, etc. etc. Creio que vocês já perceberam os prejuízos de uma sobrecarga. Os estragos que ela pode trazer. Mas existem sobrecargas que podemos evitar. Porém algumas não conseguimos. Especialmente a sobrecarga emocional. Estamos tranqüilos, está tudo certo conosco e de repente alguma coisa acontece que atinge diretamente as nossas emoções de forma violenta. A essa altura por mais controlados que sejamos não temos como evitar essa carga a mais que recebemos sem estarmos preparados pra isso. Geralmente choramos e porque choramos? Porque não vemos saída para a nossa situação. Não temos como aliviar o nosso fardo.
Amados e amadas é nesse ponto que Jesus entra com sua indispensável ajuda. Seu convite é exatamente por isso. Ele conhece as nossas limitações e sabe que nem sempre podemos resolver os problemas que caem sobre nós sem nos sobrecarregarmos e com isso sofrermos todas as conseqüências desastrosas da sobrecarga. O Senhor Jesus então nos convida a descansarmos n’Ele. Ele promete colocar o seu pescoço no outro lado do jugo (canga) para que possamos transportar a sobrecarga tornando o jugo suave e o fardo leve. Com isso Jesus está dizendo a mim e a vocês que se aceitarmos o seu convite as sobrecargas da vida não causarão estragos em nós. Isso porque Ele está junto. Transporta conosco os nossos pesados problemas.
Como estão vocês meus queridos irmãos e minhas queridas irmãs? Há sobrecargas? Aceitem o convite de Jesus e vivam descansados e seguros e seguras em Cristo. Não há peso de mais para Ele. Ele é o nosso descanso verdadeiro. Sejamos felizes em Jesus. Amém
Rev. Jesué Francisco da Silva.





Nenhum comentário: