domingo, 17 de janeiro de 2016

DEUS É REAL E NÃO UM SUBPRODUTO DA NOSSA IMAGINAÇÃO (Hebreus 11.6)






Ora, sem fé é impossível agradar a Deus;
Porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus
Creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.   (Hebreus 11.6)
Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre o assunto acima Não porque Deus necessite de apologia a seu favor, pois ele é o que é independente do que pensam os homens a seu respeito. Ou seja, Deus não precisa de meus conceitos a seu respeito para ser Deus. No entanto existem muitas pessoas enganadas por conceitos filosóficos sobre Deus e a própria religião. Iniciando vou dizer sobre o que ouvi há poucos dias sobre isso por um filósofo professor de religião na USP. Doutor em ciências da Religião, mas que não sabe o que está dizendo por que é ateu. Para começo de conversa não sabe falar de Deus e o nosso relacionamento com Ele sem colocar as religiões no meio. Eu discordo porque religiosidade é muito diferente de um verdadeiro relacionamento com Deus. Vários repórteres estavam cobrindo uma matéria sobre a crise atual que o Brasil está vivendo. Então algumas pessoas entrevistadas estavam buscando descansar na fé em Deus por meio da oração já que os políticos e a economia não ajudam. E o nosso texto bíblico diz que Deus dá galardão (Prêmios) aos que o buscam. Indagado sobre isso o filósofo cheio de “conhecimento” começou seu discurso séptico e próprio de um ateu. Disse: “Quando o ser humano não pode resolver seus problemas ele procura Deus para fazê-lo”. Mas falava o nome de Deus como se fosse somente um ser criado pela imaginação, inventado pelos fracos. Esse filósofo como a grande maioria deles, pensa que as pessoas buscam a Deus somente porque não conseguem resolver seus problemas. Como são ateus não conseguem ver Deus como Senhor, como criador de todas as coisas e que está acima simplesmente de tudo. Eles falam assim por não terem um contato com Deus mesmo, e sim somente estudam Deus como objeto literário. Estudam Deus como algo a mais que invade a mente humana. Esquecem-se de que o ser humano é um ser teísta. Mesmo que alguém ao nascer seja colocado fora de qualquer civilização e nunca ouça nada sobre Deus e sobre o ser humano. Em certo momento como inteligente que é esse ser humano vai olhar para o espaço e perguntar: Onde você está e quem é você? Ela verá as coisas que existem e saberá que devem ter sido feitas por alguém. Quando os filósofos negam a Deus eles deixam de admitir que é muito mais difícil isso do que crer que saímos desse alguém e o que vemos foi feito por alguém que não vemos mas são reais e estão diante de nossos olhos. Negam a Deus mas não conseguem negar o que Deus criou. Colocam tudo como produto do acaso. O que não tem existência real é o próprio acaso. Esquecem-se inda os filósofos de perceber que Deus realmente não pode existir. Existir vem do latim, EX que significa sair de. Então Deus não existe do ponto de visto de uma filosofia verdadeira e crente. Nós também estudamos filosofia na Faculdade de Teologia.  Por isso sabemos que se Deus existisse teria sido criado por alguém, ou seja, saído de alguém e logo Deus seria esse outro esse alguém e não Ele. Mas Deus simplesmente é. Ho! Aleluia o nosso Deus não se resume à existência, ele é. To be or not to be it is the question. Ser ou não ser é a questão. Deus é. Essa gente não tem uma vida relacional com Deus que apesar de tão grande se comunica com os seres criados. Deus se relaciona conosco. Deus fala conosco e nos escuta quando falamos com Ele. Esse ser incomensurável que chamamos de Deus, mas que não conseguimos esgotá-lo com um nome porque na verdade os nomes que lhe damos são atributos apenas, revela-se a nós, vive em nós e conosco. Em Jesus de Nazaré seu unigênito Filho Deus se fez Emanuel que quer dizer Deus conosco. Negam a Deus de maneira irresponsável, trivial e levianamente. Não sabem nada sobre o ser de quem falam porque não têm experiência com Ele. Somente sabe quem é Deus aquele ou aquela que tem experiência com Ele. Deus não é matéria de discussão puramente racional dentro da nossa lógica humana e finita. Ele está fora disso. Fora de nosso alcance lógico e racional humano. Está muito além.
Por isso o texto bíblico no qual embasamos esta mensagem diz que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe (Ele é) e que se torna galardoador daqueles que o buscam. Não buscamos a Deus somente por sermos fracos. Disso nós sabemos. Somos fracos mesmo. Buscamos a Deus porque estamos convencidos de que sem ele nada é nada. Fora de Deus tudo é igual a nada. Mas com Deus o nada é tudo. Isso é matéria de fé. Deus não tem como ser estudado e visto por outro contexto a não o da fé. A fé crê, a fé chama à existência àquilo que não existe e àquilo que não se pode ver. (heb. 11:1) Ho! glória! Sem fé é impossível agradar a Deus. Eu acrescentaria: Sem fé é impossível perceber quem é Deus e muito menos falar sobre Deus. Deus não se vê. Deus é sentido em tudo o que criou e dentro de cada um de nós. Lembram-se a pregação de domingo passado? A vida eterna e o conhecimento de Deus como o único Senhor e de Jesus Cristo quem enviou. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: