sábado, 11 de março de 2017

DEUS NOS OUVE POR MISERICÓRDIA: (Salmos, 4:1)



























Meus irmãos e minhas irmãs, eu gostaria de meditar com vocês sobre a oração que fazemos a Deus e porque Ele nos escuta. Em primeiro lugar eu diria que não há nenhum de nós que tenha méritos para ser ouvido por Deus. Não há bondade em nós para isso. Não há justiça em nós para isso. Não há verdade em nós para isso. E sobre tudo, não há amor em os nossos corações para isso. O que mais me admira em Deus é a vastidão de seu amor para conosco. No Édem nos lhe demos as costas quando pecamos. Claro que Deus cumpriu sua palavra e nos expulsou de lá. Mas no mesmo ato ele nos ama e promete um libertador. Esse libertador viria da semente da mulher e esmigalharia a cabeça de Satanás. Por isso eu afirmo que em nenhum momento Deus deixou de amar o ser humano. Ele tem misericórdia de nós. A palavra misericórdia vem de duas outras que são: Na miséria acode. Miséria é pobreza. A pobreza não é só a falta de dinheiro, mas é a falta extrema de tudo. Eu falei acima de justiça de amor, etc. Ora, somos miseráveis em tudo isso. E ainda eu diria que a ausência dessas coisas cede espaço para a presença do contrário. Quem não pratica a justiça geralmente pratica a injustiça, quem não ama geralmente odeia. Quem não é bom geralmente é mau, quem não pratica a verdade geralmente é mentiroso. Por isso eu insisto: Somos miseráveis, pois faltam todas essas virtudes e muitas outras em nós e isso seria o suficiente para Deus se distanciar de nós. No entanto ele sempre se aproxima e nos convida ao arrependimento e à volta. Deus faz isso porque nos ama. Nós fomos feitos à sua imagem a semelhança. O pecado arrebentou com o ser humano e por isso vemos ações de pessoas que mais se parecem com monstros do que gente. Mas para Deus não existem monstros. Existem criaturas caídas. Ovelhas desgarradas. Existem pessoas que foram dominadas por Satanás e não se parecem com a imagem e semelhança de Deus em nada. Mesmo assim Deus continua amando a todos e todas. No momento em que se arrependerem Ele perdoa e reconstrói as vidas dos pecadores. Que Deus maravilhoso é o Deus verdadeiro! Porque eu falo Deus verdadeiro? Existem falsos? Sim. Qualquer deus que não seja o único Senhor criador do universo e do próprio homem é falso e não passa de invenção das mentes e filosofias das pessoas que usam a palavra Deus de forma Cética sem nenhuma preocupação com a sua realidade. Mas Deus é real e não é isso que dizem ser e também não precisa de apologias a seu respeito. Ele continua sendo o Deus que é quer queira ou não os filósofos falsos. Ele não precisa do ser humano para ser o que é. Por isso não depende de nós para ser Deus. Ele nos criou para nos amar. Por isso sempre dizemos que Deus nos ama porque quer.
No Salmo lido encontramos a salmista orando a esse Deus da seguinte maneira: Responde-me quando eu clamo ó Deus da minha justiça. Depois o salmista fala: Na angústia me tens aliviado. Que maravilha! Eu e você podemos orar pedindo isso ao Deus amoroso que temos! A salmista ainda fala: Tem misericórdia de mim e ouve a minha oração. Vejam, não é porque se sentia bom e porque tinha qualquer mérito. Era porque ele sabia que Deus é misericordioso. Ou seja: Acode-nos em nossa miséria. E você que me lê neste momento está em angústia, em sofrimento e se sentindo necessitado pode orarar confiante pedindo para Deus ouvi-lo. Não porque você seja perfeito, bom e merecedor. Mas porque Deus te ama e é misericordioso. Por isso Ele vai escutar. É o que nos diz o Salmo 40:1. O senhor se inclina para nós e nos ouve quando clamamos por socorro. Tenho uma Bíblia em inglês que sempre pesquiso alguns assuntos. Nessa versão que tenho as palavras que aparecem são Assim: When I cried out for help. Assim seria quando gritei por ajuda. É isso mesmo meu irmão ou minha Irmã. Gritem. Clamar é gritar. Deus se inclina para nós quando gritamos pedindo ajuda. Que Deus te abençoe ao ler esta reflexão.
Reverendo Jesué Francisco da Silva. (Pastor à disposição de quem quiser ajuda espiritual ou mesmo uma pregação em sua Igreja não importando  qual a denominação)






Nenhum comentário: