quinta-feira, 19 de março de 2015

PALAVRA PASTORAL – CRESCENDO JUNTOS COMO IGRJEA DE CRISTO – (Ef. 4:15-16)













Minhas irmãs e meus irmãos hoje eu gostaria muito de refletir com vocês sobre o crescimento da Igreja. Eu já tenho pregado que este ano é o ano da colheita. Realmente estou crendo assim. Mas sempre é bom lembrar algumas coisas que fazem com que a Igreja de Cristo cresça com saúde. Claro que eu falo da Igreja Metodista em Lins. Porém ela faz parte da Igreja de Cristo neste mundo. Assim a palavra de Efésios serve para nós aqui em Lins também.
Vejamos o que nos diz o texto citado acima: Mas seguindo a verdade em amor. Minhas irmãs e meus irmãos em que estaria uma Igreja mentindo ou não seguindo a verdade? Paremos para pensar se muitas vezes temos ou não deixado de seguir a verdade. Estou falando daquelas vezes em que supomos que estamos certos em uma posição, mas não estamos. Quantas vezes isso acontece com a gente não é mesmo? É muito comum na Igreja de Cristo nós termos alguns vícios antigos que não têm nada a ver com a caminhada da Igreja, mas queremos mantê-los a qualquer custo somente porque achamos que sempre foi assim e não pode ser dieferente. É um pressuposto nosso. Que absuro! Mas fazemos isso. Falamos: Nesta Igreja nós vamos ser assim porque sempre o fomos. Mas às vezes essa postura pode estar atrapalhando o crescimento da Igreja e pode não ser uma postura correta, veradeira. Quando isso acontece não estamos seguindo a verade. O texto diz em amor. Logo podemos deduzir que se trata de ações que implicam em outras pessoas e nesse caso deixamos de amá-las por estarmos simplismente agarrados (as) a princípios que não são verdadeiros.
O primeiro passo deve ser este: Seguir sempre a verade em amor. Sem dizer nada mais isso pressupõe a Idea de relacionamentos entre membros e membros e membros e pastores e membros de uma Igreja e Igreja e pastores. Como temos agido ums com os ouutros (as)? O quê falamos e o quê pensamos sobre as irmãs e os irmãos? Reorde o texto, siguindo a verade em amor.
Crsçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo bem ajustado e consolidado pelo auxilio da cada junta. Vejamos minhas irmãs e meus irmãos, consolidado pelo auxilio da cada junta. Todos devem ajudar na Igreja para que haja crescimento. Uns atribuem o crescimento ou não crescimento aos pastores, outros aos ministérios da Igreja, outros aos coordenadores ou coordenadoras. Mas na verade o compromisso é de todos (as) nós. Auxilio da cada junta. Um corpo que não tem juntas ou que tais juntas não funcionam perde a capacidade de movimentos. Tem gente, por exemplo, que não consegue sair de seu automóvel sem auxilio de outra pessoa porque suas juntas estão comprometidas e as pernas não se movimentam mais como deveriam. Ficam enroscadas no interior do veículo se contercendo toda. Mas as pernas podem ter juntas funcionado bem e os braços não. Nesse caso se a movimentação do corpo depender dos braços essa movimentação estará comprometida. E se o pescoço não tiver juntas funcionando bem? Claro, a cabeça não vira e a pessoa para olhar para um dos ou para traz, tera que virar o corpo inteiro. É terrível! Tem que haver uma cooperação de toda junta. Caso contrário o corpo não funcionará bem. Na Igreja é assim. Paulo está falando da Igreja e não é só aqui que ele compara a Igreja de Cristo a um corpo. Existem outros lugares onde a Igreja de Cristo é compaado a um corpo e seus membros precisam estar em sintonia perfeita.
Segundo a justa cooperação de cada parte. Em certo sentido creio que já falamos sobre isso acima. Cada parte precisa cooperar. Sem isso não há como uma comunidade crescer. E aqui fala de justa cooperação. Porque pode ser uma cooperação injusta, parcial ou por interessses pessoais. Tem de ser uma cooperação justa para que a Igreja cresça salutar. Porque estou falando de crescimento e não somente de ajuntamento de pessoas. Falo de pessoas salvas, transformadas  regeneradas por Cristo.
O texto termina dizendo que assim o corpo efetua o seu próprio aumento para a edificação de si msmo em amor. Que maravilha! Quando uma comunidade vive isso o resultado é aumento e quando há aumento temos colheita para fazer.
Continuemos pensando assim minhas irmãs e meus irmãos e vamos ver a Igreja de Cristo explodir em crescimento integral, pleno. Aém?!
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: