quinta-feira, 11 de setembro de 2014

PALAVRA PASTORAL - - DEUS NÃO NOS DEIXA ENVERGONHAR – SL. 25:1-3.

Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sob o tema a cima. Vejamos o que nos diz o salmista. Deus não nos deixa envergonhar e nem que os nossos inimigos se exultem sobre nós. Normalmente nós temos medo de ser envergonhados. Mas se confiamos em Deus somos por Ele honrados. Não necessitamos de ficar preocupados para não passarmos vergonha ou ser humilhados. Isso por que quem está com a nossa causa nas mãos é o Senhor. Ele é a nossa justiça. O que precisamos fazer é confiar as nossas vidas a Ele, viver sempre em comunhão e intimidade com o Senhor. Não sou favorável a psêudo teologia de que Deus vai tomar do ímpio e passar para mim por que sou seu servo. Não. Deus não fará isso até porque ele não precisa tirar de ninguém para honrar a seus filhos. Ele faz novo e dá aos seus. Quanto aos ímpios e mesmo salmista recomenda no Salmo 37 que não tenhamos inveja deles. Essa teologia falsa insta as pessoas a cobiçarem àquilo que está nas mãos de um incrédulo e reivindicar para si. Está totalmente errada porque Deus tem como beneficiar os seus sem usar esse expediente. Aliás, os servos e as servas de Deus já são abençoados e abençoadas por serem servos e servas de Deus. O contrário não existe. As bênçãos do Senhor já são nossas. Ele não precisa tomar nada dos outros para nos dar. Eu digo isso porque tenho acompanhado pregações, se é que isso pode ser chamado de pregação da Palavra. Pode ser pregação, mas não da Palavra de Deus. Que apontam para esse lado. Afirmam assim: Está nas mãos dos ímpios? Deus vai tomar deles e colocar nas tuas mãos. Ora, isso não e verdade e não tem base bíblica e nenhum fundamento teológico. Mas hoje em dia estão pregando o que bem lhes vem à cabeça. Falam toda espécie de mentiras e o povo incauto engole como se fossem verdades. Essa teologia é a teologia da prosperidade e seus pregadores no fundo, querem mesmo é a prosperidade própria. Deus é o abençoador e não nos deixa envergonhados. Ele não é tomador de coisas dos pecadores para nos abençoar com essas coisas. Como já disse acima, Ele tem coisas originais para nós. Aleluia! Não precisa tomar de ninguém. Por isso é preciso que levantemos a nossa cabeça e clamemos ao Senhor, como diz o salmo em pauta. “Elevo a minha alma e clamo” “Deus meu em ti confio” Temos que confiar no poder desse Deus e descansar. Os ímpios procedem traiçoeiramente diz o texto lido. Mas o mesmo texto diz que todos os que esperam no Senhor não serão envergonhados. Envergonhados, diz o texto, são os que procedem traiçoeiramente (final de versículo três). O servo e a serva de Deus podem estar seguros de que serão sempre honrados por Deus. Vejam a história de Mordecai no Livro de Ester. Vejam o que aconteceu com ele em termos de ser honrado pelo Senhor. Também percebam o que aconteceu com Amam que o ultrajava e por fim intentava matá-lo. Deus honrou a Mordecai e o Amam foi enforcado na forca que havia preparado para matar a Mardoqueu. Mas ele mesmo tem de chamar a Mordecai para receber perante ele as honrais que Deus através do Rei havia lhe dado. Aleluia! É assim que Deus trata com aqueles que lhe são fiéis. Ele os honra. O Bíblia diz: Fizeste-o por um pouco menor do que Deus e de gloria e honra o coroaste. Não te importes com as coisas que dizem e que fazem contra você. Ore por essas pessoas e confie cada vez mais em Deus. Você é propriedade exclusiva de Deus. Ninguém pode destruí-lo ou destruí-la. Você não é simplesmente um ser humano qualquer. Você é um filho ou uma filha de Deus. E Deus cuida muito bem dos seus. Ele vai honrá-lo minha irmã ou meu irmão descanse no Senhor e na força de seu poder. Eu não saberia dizer como vocês estão se sentindo ao lerem esta meditação. Mas Deus sabe enquanto a escrevo e é para vocês que Ele está falando. Ele realmente não permitirá que seus filhos sofram vexames. Os filhos de Deus não serão envergonhados, mas serão honrados. Lembro-me agora de José do Egito. Seus irmãos ficaram com inveja dele. E numa trama maldosa o venderem como escravo para mercadores do Egito. Lá no Egito ele sofreu tudo inclusive assédio sexual por parte da mulher do Rei. Foi parar no fundo de uma prisão. Mas Deus que é fiel o honrou com o cargo de governador do Egito. Aleluia! Louvado seja Deus!

Podem proceder traiçoeiramente contra nós. Podem inventar todo o tipo de enredo mentiroso contra nós. Deus nos livra. A Palavra diz que Deus em Cristo sempre nos conduz em triunfo. Mas eu insisto: Ele não precisa tirar dos ímpios para nos agraciar. Sua bênção já é nossa. Somos herdeiros de Deus e coerdeiros em Cristo. Por isso elevemos a nossa alma ao Senhor e clamemos. Digamos sempre: Deus meu em quem confio. Amém.

Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: