quinta-feira, 28 de abril de 2016

PALAVRA PASTORAL: AINDA QUE NÃO SEJA BOA A MINHA SITUAÇÃO EU CONFIO EM DEUS. (Hab. 3:17-18)















Meus irmãos e minhas irmãs eu gostaria de meditar com vocês sobre esta fala d o profeta Habacuque.
Hoje dia está na moda a chamada teologia triunfalista. Teologia triunfalista é a que não aceita que o servo ou a serva de Deus tenha qualquer tipo de dor ou de sofrimento. Tudo tem de dar certo para o servo ou a serva de Deus e nada para ele ou para ela pode faltar. Ao olharmos o s-contexto bíblica vemos que as coisas não são assim e que o próprio Jesus Cristo disse: No mundo passais por aflição. Mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo. Recordo-me aqui das palavras do Bispo João Carlos Lopes no último domingo, quando se referiu às palavras, todavia Deus... Isso quer dizer mas Deus, etc. etc. muda a situação. Ou seja, as coisas estão assim e assim. Mas Deus pode mudá-las. Pode estar de um jeito, porém Deus as torna de outro. Por isso não devemos nos assustar quando as coisas não estiverem correndo bem. Devemos continuar confiando em Deus que pode mudar tudo. Lembro-me de Paulo que diz em Rom. 8:28, sabemos que todas as coisas cooperam  juntamente para o bem daqueles que amam a Deus. Daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Se formos olhar para o texto no original veremos que o verbo grego aparece no presente contínuo: Talaborium que significa trabalhando. Para entender melhor recorro ao mesmo versículo na Bíblia em inglês que diz: We know that God is working que traduzido é: Nós sabemos que Deus está trabalhando. Então é isso que diz Paulo: Nós sabemos que Deus está trabalhando todas as coisas para que finalmente sejamos abençoados. Não precisamos ficar angustiados quando as coisas não estiverem de acordo com o que esperávamos. Deus está no controle e trabalhando em tudo para nos ajudr. Aleluia! Esse é a razão de estarmos sempre bem. Para estarmos assim não há necessidade de tudo estar dando certo, mas de estarmos bem com Deus. O resto Ele faz. É como nos diz o Salmo 375:5. Entrega o teu cominho ao Senhor. Confia n'Ele e mais ele fará. O caminho tem espinhos subidas e curvas. Mas nós passaremos se Deus estiver conosco. Eu ouvi uma história há alguns anos que certa vez um garoto com deficiência, ou melhor, necessidades especiais que impediam de caminhar com segurança foi matriculado em uma escola cujo cuja caminha entre essa escola e sua casa era ladeado por espinhos (aquelas plantas com as quais se fazem cercas espinhosas) e que tinha pedregulhos em toda sua superfície. O garoto tinha que passar ali. No primeiro dia ele chegou todo machucado em casa. Chorou muito. No segundo dia foi ainda pior. Ele então chegou ao seu pai e disse: Pai eu não vou mais à escola. Após explicar o por que. O pai disse: Você vai continuar indo à escola sim. O garoto perguntou: Como papai? O pai respondeu eu irei com você. Assim você estará seguro apoiando-se em mim. Eu estarei com você em toda a caminhada todos os dias. Queridos e queridas Deus é assim comigo e com você. Ele não tira os espinhos e nem as pedras do caminho, mas vai conosco. É aquilo que eu sempre digo: Deus não tira os problemas, mas ajuda-nos nos problemas. Ele entra nas dificuldades e nas lutas que enfrentamos e nos ajuda nas dificuldades e nas lutas. Geralmente em nossas oração pedimos para que Deus remova os problemas. Geralmente ficamos tristes quando ele não o faz. Esquecemo-nos de que Ele não tira os problemas, mas faz melhor. Ele vai conosco. Entra em nossas lutas e nos garante a vitória. Louvado seja o nome do Senhor Jesus! Por isso eu estou certo de que a teologia triunfalista não é correta. A teologia correta é aquela que diz: Deus está conosco e nós seremos felizes e alegres mesmo em circunstâncias adversas. Não precisamos que s coisas estejam quadradinhas, cerinhas, mas que Deus esteja conosco.
Voltem os olhos para o texto de Habacuque no topo de nossa meditação. “Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimentos; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais não haja gado, todavia eu me alegro no Senhor, exulto no Deus da minha salavção.
Devemos nos alegar em Deus mesmo que tudo falhe. Pode não haver nada dando certo comigo eu devo continuar me alegrando em Deus. Devo exultar no Deus da minha salvação. Meus irmãos e minhas irmãs esta é a postura correta de um servo ou de uma serva de Deus.
Assim eu não preciso saber se as coisas estão todas certas com você para saber s você está alegra. Sei que se Estiver em Deus você está bem apesar de tudo. Deus lhe dará segurança e a esperança que vocês precisam para estar bem.
Eu creio em Deus assim. Por isso mesmo quando tudo ao meu redor diz não eu ainda continuo crendo no sim de Deus. Creio também no oposto. Quando Deus diz não eu não acredito em sim. Eu creio em Deus e descanso na força do seu poder. Ele pode todas as coisas. Para ele não há impossíveis. Por essa razão estou sempre bem e louvando o seu santo nome. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: