quinta-feira, 7 de abril de 2016

PALAVRA PASTORAL: SER PERSEVERANTE - (Rom. 12:11 e 12; 5:3 e 4)
















Meus irmãos e minhas irmãs mais uma vez eu gostaria de meditar com você sobre a necessidade de perseverança. Muitas pessoas iniciam uma vida cristã e depois de alguns anos pensam que não há mais a necessidade de viver aqueles compromissos assumidos quando aceitaram a fé. Vão aos poucos se distanciando e perdendo o primeiro amor. Quando dão conta... E quando dão conta, porque muitas vezes não percebem que estão se afastando do Senhor. Devo dizer a vocês que essa teologia uma vez salvo, salvo para sempre não é bíblica e a pessoa mesmo tendo sido salva poderá se perder se não houver perseverança. Eu sei que dizem: A minha vida agora não interessa porque eu já fui salvo ou salva. Mas interessa sim. A salvação é um processo e ainda não foi consumada em nós em sua plenitude. Existe um “agora já e um ainda não” em nós nesse processo. Por isso Paulo diz desenvolvei a vossa salvação. (Fil. 2:12) Esse desenvolvimento é o compromisso de trabalharmos  nossa salvação aqui neste mundo onde ainda podemos perdê-la. Só na glória não correremos mais esse risco. Então é preciso que tenhamos muito cuidado com essa teologia da salvação definitiva aqui neste mundo porque não é o que a Bíblia nos ensina. Se praticarmos atos que não são aprovados por Deus, é triste dizer, mas perderemos a salvação.
Os textos bíblicos indicados hoje mostram que é necessário perseverar. Não adianta ter iniciado bem e não ter dado continuidade.  Até mesmo na oração é necessário perseverança. Não podemos começar uma oração e logo em seguida abandonar. Tem de haver continuidade. E o texto bíblico está em um contexto onde o assunto é a tribulação. Paulo recomenda a paciência e em seguida a perseverança na oração. Muitas vezes não temos os nossos pedidos atendidos porque desistimos no meio do caminho. Não somos perseverantes. Perseverar é sinônimo de teimar, insistir, etc. No outro texto Paulo recomenda a mesma coisa no que diz respeito à salvação. Recomenda o desenvolvimento e a perseverança.
Meu apelo a todos é para que perseveremos. Nada de um dia fui salvo agora acabou. No meu entendimento uma vez sendo alcançados pela graça salvadora de Deus nós iniciamos um processo que chamamos de santificação. Soteriologia metodista prevê isso. O processo da salvação prevê o processo da santificação e regeneração. Porque é um processo ele é dinâmico. Está caminhado. Não está terminado, acabado, pronto. Em inglês se diz: It is Done. Mas não é assim. Temos uma caminhada de fé enquanto estivermos neste mundo e por isso temos que ser perseverantes.
Que Deus nos ajude e nos dê forças para perseverarmos firmes. É preciso ser fiel até a morte para receber coroa da vida. (Apc. 2:10) Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.     











Nenhum comentário: