terça-feira, 10 de maio de 2016

PALAVRA PASTORAL: A FÉ (Heb. 11:1)















Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre a fé. Mas pastor essa meditação é constantemente feita em todos os meios evangélicos, católicos, etc. Sim. Mas eu lhe pergunto: As pessoas têm realmente fé? E nós? Sabemos o que realmente é ter fé? Creio que antes de continuar falando sobre a fé, ter fé e assim por diante necessário se faz que conceituemos a fé. Ok? Vamos lá. Existe a fé natural. Essa todos têm. Uma pessoa sai na BR 153 e pega o sentido leste ela sabe que setenta Km. depois, vai chegar a Marília. Ela realmente acredita nisso. Alguém lhe ensina a Rua e o número de uma casa. Ao chagar lá você acredita que é aquela casa mesmo, a menos que lhe tenham ensinado errado. Você, a menos que tenha tido um distúrbio mental, sabe que você é você mesmo. Você sabe que você existe. Isso é ter fé. Mas esse tipo de fé é natural. Outra coisa muito diferente é ter fé em Deus. Primeiro porque ninguém o vê. Começa aqui a nossa dificuldade. Nós temos que ver o invisível. Mas como assim? Pela fé. Fé em Deus é ver o que não se pode ver. Eu diria que estamos falando de algo sobrenatural. A verdadeira fé é e nos leva a crer no sobrenatural. Realmente cremos nisso? Ou cremos apenas naquilo que podemos ver tocar, ouvir e assim por diante. Isso seria fé? No meu entendimento não. Abrão é tido como o Pai da fé. Ele nunca havia tido qualquer referencial de fé. Mas creu em Deus. Muitas vezes ficamos intrigados em não acontecer conosco aquilo que acontecia com os homens da Bíblia. O que estaria acontecendo? Onde estaria o problema? Sem dúvida a questão é a falta de fé. Jesus deixou isso muito claro ao dizer: Se tiverdes fé como um grão de mostarda não somente    farão o que foi feito à figueira, mas dirão a este monte: Ergue-te daqui e precipita-te no mar, ele vos obedecerá. O mesmo Jesus diz: Pregai o evangelho, “curai os enfermos, expulsai os demônios, ressuscitai mortos”.    Fazemos isso? Mas achamos uma série de justificativas que na verdade são coisas que inventamos para não admitirmos que não temos fé suficiente. Sim porque este é o verdadeiro motivo. Falta-nos fé. Vamos ao texto bíblico base de nossa reflexão. A fé é o quê? Como nos diz o texto de hebreus? O texto diz que é a certeza de coisas que se esperam. O que significa a palavra certeza. Certeza é: qualidade do que é certo. Conhecimento exato. Persuasão íntima, convicção. Estabilidade, segurança. Afirmação categórica; intimativa. Coisa objetiva e subjetiva ao mesmo tempo. Quem tem fé ao esperar alguma coisa tem esse sentimento. Ele ainda não viu nada. Mas tem segurança naquilo que espera. Não espera sem esperança, mas convicto de que realmente vai ser como espera. Quando se espera com fé espera-se com certeza. Ao esperarmos alguma coisa pela fé nós sabemos que vai acontecer mesmo. É certo, é seguro. Será mesmo assim.  O texto diz ainda que fé é a convicção de fatos que não se vêm. Praticamente é uma extensão dos anteriores. Quanto temos fé temos a convicção de fatos que não vemos. Eu não vi, mas estou convicto de que será assim como creio. Eu falo aqui das coisas relacionadas a Deus e a nós. Nosso relacionamento com Deus acontece no âmbito do campo da fé. Tudo aqui é matéria de fé. Por isso vemos os filósofos ateus que racionalizam tudo racionalizando a fé e acabando por achar que Deus é uma brincadeira e que não é real. A Bíblia diz: Sem fé é impossível agradar a Deus. Não há outra maneira de nos relacionarmos com Deus a não ser pela fé. Quando nós temos fé tudo é possível. Não que nós achamos assim, mas cremos em um Deus que pode todas as coisas e para quem não existem impossíveis. Tudo do ponto de vista humano está dizendo não, mas eu continuo crendo no sim de Deus.
Queridos as coisas vão mudar para nós se realmente pautarmos as nossas vidas pela fé. Vamos orar e esperar a resposta de Deus. Ele não se esquece de nenhum detalhe de nossos pedidos. Deus só não responde quando não quer porque Ele sabe o que é melhor para nós ou quando os nossos pedidos estiverem fora do centro da sua vontade.
Precisamos orar com fé. Crer no sobrenatural.  Jesus disse a Pedro quando esse ia encontrá-lo caminhando por sobre as águas: Homem de pequena fé. Por que duvidaste? Disse também a Tomé depois da ressureição: Bem-aventurados os que não viram a creram.
Quando nos guiamos pela fé nós antevemos as coisas que ainda estão por vir e podemos ver as coisas que são invisíveis. A fé chama a existência àquilo que aos olhos humanos ainda não existe.  Tenhamos fé e vivamos seguros de que Deus vai providenciar o que lhe pedimos em oração sincera. Pensemos nas palavras de Jesus novamente que dizem: Se pedirdes alguma em oração crendo que já receberam assim será convosco. (Mat. 21:22) Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: