quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

PALAVRA PASTORAL – QUANTO AO MAIS... TEMA: QUANTO AO MAIS IRMÃOS... (II Cor. 13:11-13)









Meus irmãos e minhas irmãs como pastor da Igreja Metodista em Lins certamente este é o último Boletim onde deixo uma mensagem. Ontem à noite  por ocasião do culto de vigília já preguei uma mensagem com o mesmo tema. Mas gostaria de deixar registrado no Boletim, da Igreja que agora será sempre digitalizado e virtual como avisei no domingo PP. Foram 16 anos juntos. Cheguei aqui em um momento muito difícil da Igreja quando mais de setenta pessoas havia saído, a arrecadação é claro, havia sido reduzida ao meio. A Igreja estava em uma crise tremenda e com sede de um pastorado hábil. Não havia o suficiente para custear o pastor da Igreja. As despesas com manutenção da casa pastoral eram monitoradas com cuidado. Verbas para combustível para o trabalho da Igreja era super-racionada. Mesmo assim, confiado em Deus fui em frente. Deus nos honrou. Foi um sucesso até que alguém começou a sentir que outra pessoa deveria fazer melhor o trabalho. Continuamos firmes e aqui ficamos até que a Lei da Igreja nos aposentasse compulsoriamente. Sempre fui nomeado com a avaliação positiva da liderança e se não fosse a Lei da Igreja eu já estaria aprovado para o ano de 2017 pela CLAM. Aconselhei muitas pessoas, ajudei na solução de problemas, conheci a todos e a todas sei onde estão os pontos fortes e os fracos da Igreja Metodista em Lins.

Sei que existem muitas pessoas que acham que o problema da Igreja está no pastor. Mas eu tenho certeza que não. Mas sei também que logo que o outro assumir todos virão e se apresentarão como fizeram a mim. O problema é a falta de persistência. Oro para que aqueles que deixaram a Igreja envoltos em problemas não retornem sem resolvê-los, pois se o fizerem trarão consigo os mesmos problemas com os quais saíram. Sobre mim eu digo: Quanto ao mais irmãos, adeus! Aperfeiçoai-vos. Ou seja: Naquilo que eram bons, continuem sendo melhores ainda. Mas naquilo que não eram assim tão bons, procurem mudar para não cometerem os mesmos erros. Entreguem tudo de coração nas mãos de Deus. Porque se não melhorarem agora mas fizerem do mesmo jeito que melhoram quando eu cheguei e ficaram quando estou saindo serão amanhã quando houver outra mudança. Abandonem a cultura ultrapassada de troca de pastor e de que os problemas de Igreja sempre se resolvem com a saída do pastor porque nem sempre as coisas são assim. Nesse aperfeiçoamento convido a cada um a olhar para dentro de si mesmo e se comprometer em mudar mesmo. Com sinceridade e determinação. Consolai-vos! Falta o espírito de consolo entre nós. Olhemos mais para o sofrimento de um irmão ou de uma irmã e consolemos a essas pessoas. Levemos uma palavra de conforto espiritual e psicológico. Estendamos as nossas mãos de ajuda. Sede do mesmo parecer. As nossas reuniões administrativas muitas vezes se tornaram improdutivas e não havia nem como presidí-las porque cada um tinha um parecer. A Palavra de Deus recomenda a sermos do mesmo parecer. Não deve haver contendas entre vocês. Um precisa escutar mais o outro. Vivei em Paz e o Deus de Paz será convosco.
Saio com a sensação do dever cumprido. Mas levo algumas preocupações comigo. Sei que se não houver mudanças profundas daqui a alguns anos alguém terá de sair e os problemas agora existentes estarão lá novamente.
Por isso insisto: Vivei em Paz! Saio sem mágoas pessoais. Saio triste com a Instituição metodista à qual dediquei toda a minha vida desde criança e que agora somente porque atingi a uma idade mesmo estando forte tenho de parar. Paro aqui, mas continuo ali de outra maneira em nome de Jesus.
Adeus irmãos e irmãs! Fiquem com Deus. Saibam que eu os amei o tempo todo e só quis o sucesso e a alegria de todos e de todas vocês.
Graça e Paz!
Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva





Nenhum comentário: