quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

PALAVRA PASTORAL: CAMINHAR PARA O FIM? (Mt. 10:27-29)












Estamos chegando a mais um final de ano. 2016 está se expirando. Foi um ano marcado por muitos acontecimentos. Alguns bons. Porém muita coisa ruim também acontecera. No Brasil tivemos Olimpíadas, Um Presidente da República deposto, Presidente da Câmara dos Deputados também deposto, vivemos a tal vez a pior crise econômica de nossa geração. Os poderes constituídos, Executivos, Judiciário e Legislativo vivendo em conflitos constantes, os desdobramentos da operação Lava-Jato, muitos crimes. Ou seja: vivemos um Brasil recheado de confusão . Em outros anos também. Mas em 2016 foi pior. As coisas se acumularam e as complicações estão aí. Porém o ano acabou. Isso significa que tudo está ficando par trás  e registrado em nossa memória e nos anais da história. Mas passou. Mas na verdade as coisas passam, mas não acabam. Como eu disse, elas ficaram registradas em nossas memórias e nos anais da história. O tempo nada mais é do que marcos de limites que temos enquanto seres limitados que somos. Porém o que realmente é verdadeiro nisso é a eternidade a qual temos muita dificuldade para entendermos devido às nossas limitações. Tudo é limitado em nós pelo tempo, números e espaços. Tempo é número imaginável, Um segundo, um minuto, uma hora, um dia, um mês, um ano, etc.. Espaço é o lugar onde estamos e até onde podemos ir, podemos alcançar. Até ali, até lá, até acolá, etc. etc.. Nós viemos em todos esses limites. Por isso mais um ano está chegando ao fim. Mais um limite. Nesse caso, de tempo, se impõe sobre nós e não temos como evitá-lo. Chegou. É fim de mais uma etapa. Em este caso nós temos a chance de recomeçar. Mas e a vida? Quando alguém dos nossos morre ficamos muito mal. Isso é porque a morte parece ser definitiva. Parece que tudo termina definitivamente com a morte. Será que a morte acaba mesmo com tudo o que somos? Creio que todos fazem essa pergunta. Os filósofos, os crentes, os ateus, os céticos. O homem corra para o passado em trabalhos arqueológicos incansáveis na busca de suas origens. Também viaja incansavelmente para o futuro e no espaço em busca da origem. Na verdade tudo isso é o medo do que irá enfrentar: a morte, o fim desta vida aqui e a incerteza em relação ao depois. Mas querendo ou não estamos caminhado para o fim aqui neste mundo limitado onde estamos e somos.
Pastor qual seria a solução para isso. Jesus disse no Evangelho de João capítulo quatorze, verso seis: Eu sou o caminho, a verdade e ávida. Quando olhamos par Deus e aqui o deus encarnado em seu Filho Jesus, nós percebemos que a vida não tem fim. Ninguém acaba com a morte física que é apenas um limite de uma etapa. Só isso. Não é o fim de tudo. Somos mais do que corpos físicos. Somos seres espirituais e semelhantes ao nosso criador. Não somos eternos, pois tivemos um começo. Mas somos eternizados em termos de uma vez vindo a existência dela nunca mais sairmos. Os que se perdem terão a morte eterna. Por todo o sempre estarão morrendo. Ou seja: Sofrendo. Mas os que aceitarem o plano da salvação em Jesus Cristo viverão com ele por toda a eternidade. Ou seja: Nunca mais morrerão e terá alegria eterna. A vida e eterna em Cristo. Jesus nos dá a vida eterna. Creio que devemos pensa nisso com mais alegria, vitória e mais segurança ao enfrentarmos os problemas finitos deste mundo e no contexto da história onde estamos inseridos e inseridas. Ao olharmos para o túmulo e é isso que o passar dos anos nos mostra, devemos olhar como quem vai atravessar essa barreira e chegar do outro lado e vier para sempre lá sem jamais ser ameaçados pela morte. A Bíblia diz que ali não haverá mais dor e nem morte. Quer coisa melhor do que isso? Não existe nada melhor. Vejamos novamente o texto em pauta nesta reflexão quando Jesus diz: E eu lhes dou a vida eterna. Sim Jesus nos dá a vida eterna. Aleluia! Amém.
Rev. Jesué Francisco da silva.

Nenhum comentário: