quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

PALAVRA APSTORAL: SOMOS SALVOS SOMENTE PELA GRAÇA E A MISERICÓDIADE DEUS. (Rom. 3:9-20).












Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre este tema por achar que o mesmo ainda seja muito relevante. Reflitamos sobre a situação do homem (ser humano) em relação ao pecado. O texto bíblico em pauta diz que não há um sequer que esteja fora dessa condição. Diz que não há quem faça o bem. Quando Paulo diz que não há quem faça o bem ele está se referindo ao que vive no domínio do pecado e tenta se justificar pela Lei e não é salvo pela graça de Deus.
A carta aos romanos foi escrita no ano 58 Depois de Cristo (AD). Embora Paulo cite uma lista de nomes de pessoas que conhecia e deixa transparecer que são amigas dele ele ainda não conhecia a Igreja de Roma. Talvez tenha conhecido essas pessoas em outros lugares, pois na carta ele mostra o desejo de ir a Roma para conhecer os irmãos de lá. Nesse tempo Paulo levantou uma coleta para os crentes pobres da Palestina. Mas devido a sua prisão em Jerusalém não pôde prosseguir para Roma o que veio a acontecer mais tarde. Os crentes de Roma eram basicamente todos gentios e isso dá a Paulo a vontade enorme de conhecê-los uma vez que era apóstolo dos gentios.
Mas o que me chama a atenção e deve chamar o de vocês também é o fato de Paulo dizer quem são os que não vivem sob a graça. Ele diz que essa gente é perigosa, que fala uma coisa quando está pensando outra. Diz que destila veneno com sua boca. Mas pastor, porque o senhor fala assim aos crentes de hoje? Nós somos diferentes. A pergunta que eu vos faço é: Somos mesmo? Como Paulo falaria às nossas Igrejas nos dias auaís? O que falamos uns dos outros ou umas das outras? O que sai das nossas bocas? Temos envenenado pessoas? Não pastor. Isso Não. Volto a perguntar: Será que não? Será que Paulo olharia para as nossas Igrejas e diria que todos nós fazemos o bem? O que diria Paulo sobre nós ao ver que na frente de uma pessoa falamos uma coisa e por trás falamos outra? Como avaliamos os nossos irmãos e as nossas irmãs? Como nos sentimos em relação a eles e a elas? Queridos eu tenho percebido que o maior problema em nossas Igrejas em todos os níveis é a falsidade. Falamos de amor, mas não amamos. Oramos por uma pessoa, mas o nosso coração pode estar longe dessa pessoa. Mas porque somos assim? Porque agimos dessa maneira? Somos assim e agimos assim porque somos maus. Somos todos pecadores e em muitos de nós ainda não houve a completa operação da graça transformadora de Cristo Jesus. Quando estamos assim somos carnais e o Espírito Santo não pode habitar em nós. Sem o Espírito Santo Somos todos gentios e ignorantes das coisas genuínas de Deus. Até falamos que somos salvos. E realmente devemos ser. Mas como essa salvação tem operado em nós. Quais têm sido os sinais da Graça em nós? Lembro a todos (as) que o texto forte de Paulo está dentro do contexto da carta e a carta tem como mensagem a justificação pela fé. Claro nós somos justiçados e justiçadas pela Graça mediante a fé.
Precisamos entender que o velho homem morto ainda está presente em nós e se deixamos ele ressurge e seus atos imundos vêm à tona.  É por isso que vemos muitos crentes com atitudes tão nefastas dentro de nossas Igrejas. Do mesmo jeito que Paulo não deixou que os Romanos vivessem enganados eu também não deixo que vivam enganados pensando que somos bons quando na verdade somos maus. Convido-os a entramos em nós mesmos e nessa introspecção procuramos ver com sinceridade como estamos caminhando na fé. Mas pastor, eu estou bem na minha fé! Ok. Se está porque trata de maneira tão mal o teu irmão? Ou a tua irmã? Porque critica negativamente o teu irmão ou a tua irmã em Cristo. Jesus já sabia disso e portando diz: Hipócrita! Tira primeiro o arqueiro que está no teu olho e então verá claramente para tirar o cisco do olho de teu irmão. Como queres tirar o que está no olho de teu irmão quando tem algo pior no olho? Geralmente nós somos assim. O tempo todo nos sentimos bons e sem defeitos enquanto criticamos os demais e os enchemos de defeitos. Por tudo isso eu acho o texto de Paulo relevante para nós hoje em dia e tenho certeza de que ele o escreveria às nossas Igrejas na sua esmagadora maioria.
Que Deus nos ajude na busca do arrependimento de nossos pecados para que sejamos realmente perdoados (as) convertidos (as) e não apenas convencidos (as ). Eu diria sem titubear que precisamos de uma grande reforma em nossas Igrejas.
Deus vai levantar reformadores sérios. Perdemos o foco e sem perceber estamos amassando os nossos irmãos e as nossas irmãs. A Palavra diz para que amássemos uns aos outros umas às outras. Mas nós retiramos o acento e pensamos que a Palavra diz amassemos. Que a graça e a misericórdia de Deus nos assistam para que ajustemos com Ele as nossas contas enquanto ainda temos tempo. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.
















Nenhum comentário: