quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PALAVRAPASTORAL – OS TEMPOS EM QUE PREFEREM OUVIR MENTIRAS (II Tim. 4:3-4)


Meus irmãos e minhas irmãs eu gostaria de meditar com vocês hoje mais uma vez sobre esse temo, pois sinto que a cada dia as Igrejas sérias, Igreja de v, Igrejas históricas estão perdendo terreno para movimentos que surgem com aparência e nome de Igreja a vão arrebatando multidões e até mesmo os membros de nossas comunidades. As pregações do ponto de vista bíblico/teológico não têm quase nada. Somente lêem os versículos isolados que lhes convém, completamente fora do contexto bíblico. Algumas afirmações que dizem ser bíblicas chegam à beira do ridículo. A salvação em Cristo e a vida eterna deixaram de ser pegadas e cederam lugar às promessas de prosperidade financeira, fama, lugares de destaque na sociedade. Queridos isso me assusta, pois ao olhar com seriedade a Palavra de Deus eu vejo exatamente o oposto a tudo isso. Vejo Jesus dizendo: “Não acumuleis tesouro na terra onde a traça e ferrugem consomem e onde ladrões escavam e roubam. Mas acumuleis tesouro nos Céus onde a ferrugem e a traça não corroem e ladrões não escavam e nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro ali estará também o vosso coração”. Misericórdia meu Deus! “Buscai em primeiro o seu Reino e a sua justiça e todas essas coisas vos serão acrescentadas”. Porém o que estamos vendo ser pregado nas Igrejas hoje em dia? Na verdade a busca da conquista de tudo isso. Ser um evangélico hoje em dia significa se preparar para ser rico. Eu não descarto essa possibilidade. Podemos sim ficar ricos servindo ao Senhor. Aliás, ele nos hora. Mas o princípio é o de Jesus. Tesouros acumulados nos Céus e o Reino de Deus sendo buscado em primeiro lugar. Aí sim. Se vierem as riquezas elas vieram de Deus. Os olhos do povo precisam estar voltados para a salvação. Tudo neste mundo passa. E depois o que sobra? Para quê serão as riquezas materiais? Creio que Deus pode e até quer dar riquezas aos seus servos e servas. Mas Ele tem de estar sempre em primeiro lugar. Temos de pregar e esperar a salvação eterna. Parece que pregar sobre a salvação está fora de moda. Os estudos não são mais sobre soteriologia (doutrina da salvação) e sim sobre como ficar rico. Ter fé hoje em dia é sinônimo de ter riquezas e quem não tem riquezas é taxado de quem não tem fé. As pessoas são ensinadas a desenvolverem sua fé nessa linha.

Com isso as Igrejas que não pregam nessa direção estão com muita dificuldade para atrair pessoas. As pessoas preferem ouvir e acreditar muito mais nas mentiras pregadas na TV onde os pregadores não são avaliados cara a cara e nem podem ser questionados pessoalmente, pois são virtuais, a ouvirem seus pastores que estão aqui. Frente a frente. Podem tocar e serem tocados. Estão pregando a salvação em Cristo como o objetivo primeiro e maior. O resto vem como conseqüência. Essas Igrejas não enchem seus templos e lutam com muitas dificuldades. Até porque não é para ouvir sobre a salvação que as pessoas estão indo às Megas Igrejas hoje em dia. Elas vão lá para ouvirem falar que suas empresas vão prosperar que vão poder pagar todas as suas dívidas, que vão comprar sítios, fazendas, casas, apartamentos, carros de luxo. Mas impressionante é como buscam ouvir isso. Sente comichões nos ouvidos. Fogem de onde estão pregando a verdade para irem atrás dessas fábulas. Vamos transcrever aqui o texto bíblico base de hoje na versão da Linguagem de hoje. “Pois vai chegar o tempo em que as pessoas não vão dar atenção ao verdadeiro ensinamento, mas seguirão aos seus próprios desejos. E arranjarão para si mesmas uma porção de mestres, que vão dizer a elas o que elas querem ouvir. E essas pessoas vão deixar de ouvir a verdade para dar atenção as lendas”. (II Tim 4:3 e 4) Comparem com as versões mais tradicionais. O que está acontecendo é isso. Por isso as Igrejas sérias estão vazias. Mas eu creio no milagre divino. Eu creio que o Espírito Santo Pode abrir o entendimento de muitas almas. Assim elas perceberão o que devem ouvir em quê devem crer. Amém.

Rev. Jesué Francisco da Silva.

 

Nenhum comentário: