sexta-feira, 2 de maio de 2014

PALAVRA PASTORAL – NA LUZ DE DEUS VEMOS A LUZ PARA A VIDA. (Sl. 36:9)


     Minhas irmãs e meus irmãos hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre este tema que julgo fantástico. Vejam as palavras do salmista: Na tua Luz vemos a luz. Parece um simples jogo de palavras, mas não é. Pelo contrário é uma frase muito séria e que determina o nosso comportamento e pode mudar o rumo de nossas vidas. Na verdade o salmista ao falar de vermos a luz pela segunda vez está nos falando de vermos o caminho com clareza a ser seguido por nós quando temos a iluminação de Deus. Acontecem muitas tragédias nas vidas das pessoas e dos lares atualmente. Coisas horríveis estão acontecendo com os seres humanos que nos assustam. Filhos estão odiando os pais, pais estão odiando os filhos e as pessoas de um modo geral estão se odiando. Um se tornou concorrente do outro e não semelhante como de fato fomos criados. Matam-se pessoas como se fossem insetos. Pais matam seus filhos sem o menor sentimento de culpa e ainda ficam mentindo para a mídia e para o mundo na maior tranquilidade. Ficamos abismados com o que vemos acontecer. Na verdade as pessoas estão cegas. A corrupção anda às soltas em todas as esferas da sociedade. Não escapa nada onde a corrupção não esteja presente. Parece estar se cumprindo a profecia de Ruy Barbosa que dizia: “Haverá um tempo em que procurarão um homem honesto com uma candeia acesa em plena luz do dia e não encontrarão”. Porque tudo isso? Na minha visão é a falta de Deus. As pessoas sem Deus não vêm nada. A única coisa que pensam estar vendo são elas mesmas. Pensam, porque quem vive se corrompendo, matando, odiando, etc. na verdade não ama nem a si mesmo em torno de quem pensa estar vivendo. Isso tudo porque não têm a luz de Deus brilhando em seus corações.
     Queridas e queridos somente quanto temos a luz de Deus em nós podemos ver tudo em volta com clareza. Sem isso tudo é nebuloso, tênue. Uma pessoa sem Deus não passa de um animal. E eu diria, pior do que os animais irracionais porque são inteligentes e maquinam o mal contra os que deveriam ser seus semelhantes.
     Mas você me questionaria dizendo: Mas pastor, estamos dentro de uma Igreja e o senhor está escrevendo para os membros de uma Igreja. Aqui não existe isso. Bom. Vamos olhar para dentro de nós mesmos e perguntar com sinceridade se não existe mesmo. Façamos isso a partir de nós mesmos. Como temos agido em relação aos outros? Qual o lugar que os outros ocupam em nossas vidas? Estamos amando como a Palavra de Deus recomenda? A Bíblia nos diz que devemos amar como Jesus amou. A teologia do metodismo crê na perfeição cristã. Mas essa perfeição cristã é a perfeição de Mateus capítulo cinco versículo quarenta e oito que diz: Portanto sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai que está nos Céus. (Palavras de Jesus Cristo no Sermão do monte). Que perfeição seria essa? Claro que se trata da perfeição em amor. É a capacidade de amar. Aqui eu volto a perguntar: Passamos no teste? Não acontecem na Igreja as coisas sobre as quais falamos acima?
     Queridas e queridos que Deus tenha misericórdia de mim e de vocês para que nos arrependamos de nossos pecados e vivamos uma vida nova diante de Deus e dos homens e porque não dizer diante de nós mesmos. Jesus Cristo está às portas para vir buscar a sua Igreja. Preparemo-nos para esse inevitável encontro. Longe de nós o desamor, as mágoas, o ódio, as mentiras, a corrupção. Enchamos os nossos corações do amor que vem de Deus. Para isso temos de ver a luz do conhecimento de Deus para sermos iluminados em nosso caminhar. Por isso a expressão: “Na tua Luz vemos a Luz”. Somente na Luz de Deus vemos com clareza as coisas para estarmos sempre bem com todos e proporcionando a Paz! Temos visto veicular uma campanha antiga com uma roupagem nova. É uma campanha contra a guerra. Porém há uma insinuação para a prática sexual a qualquer custo. Ou seja: Em qualquer situação. Não é por aí. A narração com a legenda é: “Faça amor. Não faça guerra”. Sabemos que sem Deus, sem a luz de Deus as pessoas vão entender a campanha como um apelo ao sexo feito à revelia e continuarão vivendo em desamor à mesma coisa que antes. Devemos sim viver e insistir na prática do amor de Deus nos corações. Esse amor é a luz da qual todos nós precisamos para enxergarmos o caminhar que estamos trilhando. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: