quinta-feira, 6 de novembro de 2014

PALAVRA PASTORAL – É NECESSÁRIO TER UMA EXPERIEÊNCIA COM DEUS – (MT. 26:34-25; At. 2:3-4)





Minhas irmãs e meus eu gostaria muito de meditar com vocês sobre o tema acima proposto. Creio que todos nós sabemos o que significa o termo experiência, mas nem todos o analisamos profundamente em termos de conceito. Porém isso é necessário para que compreendamos o que realmente isso significa. Vamos falar um pouco sobre o tema? Ok. Ter experiência com alguém significa entrar na vida desse alguém, participar, conhecer os seus sentimentos, saber o que gosta e o que não gosta o que alegra e o que entristece a essa pessoa. Assim sabendo estamos em condições de falar sobre Deus. Deus é pessoa.
 E como tal tem sentimentos, alegria, tristeza, gosta e repudia coisas e atitudes dos outros, no caso, nossas (humanas). Mas pastor, a Bíblia não fala isso. Fala. Vejamos que a Bíblia fala inúmeras vezes sobre agradar ao Senhor. Ora, só se agrada a quem também pode ser desagradado. Tais sentimentos de ser agradado ou desagradado são sentimentos de um ser que é pessoa. E eu estou falando da pessoa de Deus. Então Ele é indiscutivelmente pessoa. Como pessoa quer e pode ter uma experiência conosco. Amadas e amados irmãs e irmãos aquela aquele  que não tem uma  experiência com Deus não o conhece de fato. Pode até conhecê-lo teoricamente, mas na prática, em profundidade, não. É preciso conhecer a Deus tendo uma experiência pessoal com Ele. É claro que existem reuniões coletivas e nessas reuniões Deus pode dar a todos conjuntamente, a oportunidade de terem uma experiência conjunta. Mas é necessário ter uma experiência pessoal com Deus. Eu diria que até mesmo nos momentos de uma manifestação coletiva do Espírito Santo muitas pessoas podem ter naquele momento uma experiência pessoal com Deus. Podem inclusive ter no mesmo momento, experiências diferentes umas das outras em um mesmo local e  em um mesmo derramar do Espírito Santo. Deus é rico e criativo. Pensemos em algumas histórias bíblicas por exemplo, Na casa do centurião Cornélio. Pedro é chamado e, convencido pela visão que tivera vai à casa de Cornélio. Em lá chegando ainda à porta começa o seu discurso fazendo inclusive acusações aos gentios (e Cornélio era gentio). Porém quando Pedro ainda estava falando o Espírito Santo cai sobre todos os que ouviam a Palavra. Pedro que antes tinha um tom de julgamento àquele povo agora diz, quem pode recusar a água a esses que assim com nós no princípio receberam o Espírito Santo? Porque os ouviam falando em língua e engrandecendo a Deus. E ordenou que fossem batizados em nome do Senhor e então ficou com eles mais alguns dias. Pedro sem dúvidas ficou fazendo discipulado com toda aquela gente. Mas antes de qualquer outra coisa ainda quando começavam a ouvir a pregação de Pedro eles tiveram a experiência com o Batismo espiritual. (Atos, 10:44-48). Voltemos um pouco no livro de Atos para o capítulo 19:1-7. Quando Paulo impõe as mãos sobre aqueles homens que já eram crentes e fervorosos veio sobre eles o Espírito Santo. E tanto falavam em Línguas como profetizavam. Esse foi um momento diferente, mas o Espírito Santo vem e concede àqueles homens essa experiência espiritual tremenda. Em Atos 9:14-25 lemos que os apóstolos souberam que Samaria havia recebido a Palavra de Deus e  enviaram para lá Pedro e João e eles lá chagando impunham as mãos sobre esses novos crentes e esses novos convertidos recebiam o Espírito Santo porque sobre nenhum deles havia ainda descido, mas somente haviam sido batizados em nome do Senhor. E ao receberem a imposição das mãos de Pedro e João eles recebiam o Espírito Santo.
Queridas e queridos, hoje queremos ser uma Igreja envolvida com o discipulado. Queremos e devemos fazer discípulos. Mas é necessário que tenhamos a experiência com o Espírito Santo e ao impormos nossas mãos sobre as pessoas elas recebem o poder de Deus através do mesmo Espírito Santo. Tudo sem essa experiência é igual a nada. Que Deus tenha misericórdia de nós e derrame sobre nós a experiência do Espírito como fez também com John Wesley no dia 24 de maio de 1738 na Rua Aldersgate em Londres. Amém.
Rev. Jesué Francisco Silva.  

Nenhum comentário: