domingo, 3 de novembro de 2013

E Deus está perguntando onde estamos. (Gênesis 3:9)


Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre a pergunta de Deus feita ao homem. É bom lembrar que esta pergunta foi feita depois da queda. Ou seja: O homem já havia pecado, mas Deus continua chamado. Deus pergunta: Onde estás? Estou dizendo isto para deixar bem claro que apesar da tragédia da queda Deus ainda ama esse homem e vem buscá-lo. Ele (O homem) estava escondido por entre as árvores do Jardim. Ouve a voz de Deus, mas não responde. Está envergonhado. Depois diz a Deus respondia por que estava nu. Mas na verdade ele não respondeu porque sabia que havia pecado. O que não queria era assumir seu erro.

Onde estás? Meus amados e amadas irmãos e irmãs Deus ainda faz essa pergunta por que ainda somos os mesmos. Estamos escondidos por entre as árvores de nossas desculpas, de nossas filosofias, ideologias, mentiras. Na verdade temos um matagal e estamos no meio dele. Escondemos-nos. Dificilmente assumimos os nossos erros. Sempre, mesmo sabendo que estamos errados procuramos colocar a culpa em alguém. Saímos da Igreja e quando somos inqueridos sobre isso respondemos que a culpa é do pastor. Arrumamos logo uma série de coisas ruins e inventamos muitas para colocarmos em cima do pastor fulano. Nossos filhos saem da Igreja porque não veem testemunho em nós e falamos que saíram porque não havia programa para eles na Igreja e a culpa foi do pastor. Em fim. Continuamos os mesmos do Éden. Escondendo-nos no meio dessas árvores. Mas o mesmo Deus que chamava a Adão e perguntava onde estás? Nos chama hoje e faz a mesma pergunta. Ele sabia onde o homem estava. Portanto sabe onde eu e você estamos mesmo que tentemos argumentar nossos erros e não assumimos o que estamos fazendo. Vejam se vocês encontram nas Igrejas, pessoas que ao tomarem uma posição reprovável assume isso. Claro que não. Mas procurem quem imediatamente jogue a culpa em alguém e verão quantos culpados aparecerão. As pessoas fazem isso para se justificarem. O que talvez não percebam é que Deus sabe todas as coisas e, portanto sabe quem está certo e quem está errado. E tenham certeza, o errado pagará por seus próprios pecados, mesmo que tente justifica-los colocando a culpa em situações ou em pessoas. A pergunta persiste: Onde estás? Há um momento em que Adão não conseguiu mais se esconder e se apresenta e diz ter ouvido a voz de Deus na viração do dia. Mas algo está estranho ainda em Adão: Mente e não diz ao Senhor, o real motivo de estar escondido. Então Deus lhe faz outra pergunta: Quem te mostrou que estavas nu? Comeste da árvore que te ordenei que não comesse? Ao invés de responder com sinceridade Adão usa subterfúgio dizendo: A mulher que tu me desde me enganou. Como quem diz: A culpa não foi minha e sim dela. E foi o Senhor quem má deu. Ela me enganou. É claro que Deus não se deixa levar pelos enganos de Adão. No entanto se dirigi também à mulher e pergunta fizeste isso? A mulher ao invés de responder sim, eu fiz não o faz, mas joga a culpa na serpente. Foi a serpente que me enganou. Nenhum assume seus erros e finalmente a culpa acaba sendo de Satanás. Deus não nega a responsabilidade de Satanás, mas não perdoa o pecado do homem. Os responsáveis finais são eles, Adão e Eva. Penso nisso muito hoje em dia. Cometemos os nossos erros e jogamos a culpa no diabo. Não tem sido assim? Para a crentaiada sempre quando estão errados e não conseguem mesmo escapar dizem que é coisa do diabo. Nem sempre o é. Na grande maioria das vezes é coisa nossa. Ah! Mas foi uma grande tentação. A Bíblia diz Deus não permite que sejamos tentados além da nossa capacidade humana de resistência (I Cor. 10:13). 

Creio que nossas vidas e as nossas Igrejas vão mudar e em muito para melhor se tivermos a coragem para assumirmos os nossos pecados e não ficarmos jogando a culpa em algo ou em alguém. Curvemo-nos arrependidos diante Deus que está sabendo tudo sobre nós. Confessemos a ele os nossos pecados e sejamos pessoas realmente livres e sem nenhuma dor na consciência. Assim seremos servos e servas de Deus e viveremos na intimidade do Senhor. Paremos de mudar os nomes das coisas para amenizá-las e sejamos sinceros com Deus e com as pessoas contra quem pecamos. Sim porque muitas vezes ofendemos pessoas e nesse caso nós temos que nos arrependermos diante delas também. Amém?


Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: