quinta-feira, 3 de abril de 2014

PALAVRA PASTORAL – CONHECER A DEUS PARA TESTEMUNHAR. (Oséis, 6:1-3)


Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre conhecer a Deus. Mas nós que somos evangélicos ainda não conhecemos a Deus? Em princípio sim, mas na parática nem sempre. Como assim? Estar em uma Igreja e até participando ativamente de seus programs e não conhecer a Deus?! Não é possível. Respondemos isso não é posível. Mas é possível sim. Jesus tinha os seus discipulos e tinha as multidões. Os discípulos eram o grupo mais próximo de Jesus. Eram aqueles a quem Jesus ensinava para que eles transmitissem seus ensinamrntos às outras pessoas. Mas às multidões Jesus não confiava tal tarefa. As multidões têm um conhecimento superfiial de Deus e das coisas realacionadas a Ele. Não há intimidade entre Deus e às multidões embora Deus as ame. Todas as pessoas são objetos do amor de Deus. Porém não são todas relmente próximas de Deus e não têm todas um compromisso com Deus.  Dentro de nossas Igrejas vemos isso com frequência. Mas pastor como saber se uma pessoa é realmente uma discipula de Cristo ou apenas seguidora, parte das multidões? Podem existir outras maneiras para descobrirmos isso. Mas a mais eficiente é observar o tipo de ação e especialmente de reação das pessoas. O discípulo de Jesus age como seu mestre. Outra vez aqui eu me lembro do livro Em teus passos o que faria Jesus? Será que Jesus em meu lugar faria as coisas como eu estou fazendo? Geralmente somos muito nós mesmos. O nosso “Eu” está sempre em evidência. Temos um jeito de ser e não fazemos o menor esforço para mudar mesmo que com esse jeito de ser mesmo estejamos prejudicando os demais. Jesus é voltado para o mundo, para os outros. Não há em Jesus nenhuma atitude que demonstre egoísmo ou egocentrismo. A Bíblia nos diz que ele sendo igual a Deus não teve por usurpação o ser iguail a Deus, mas a si mesmo se humilhou indo até à morte e morte cruz. Ou seja, Jesus Cristo por amor a mim e a você se esvaziou de sua gloria vindo até nós. Então meus amdos irmãos e minhas amadas irmãs para sabermos se alguém está mesmo em Cristo basta olharmos para o seu comportamento. Como se comporta a pessoa que diz star em Cristo? Ela é ou não é pareceida com o seu Cristo. Creio que todos já ouvimos a famosa frase de Gandi ao se dirigir a um Cristão: Eu amo o teu Cristo, mas odeio o teu cristianismo. Isso significa: O teu Cristo é bom. Mas você está longe de ser igual a Ele. Estamos trabalhando o discipulado na Igreja. Mas a ênfase forte desse programa que é velho, pois é a ordem de Jesus expresa em Mt. 28:18-20 no “Ide e fazei discípulos” de Jesus é testemunhar. Sem  testemunho não há como fazer discípulos. Queridos aqui eu pergunto: O que estão falando aquelas pessoas que nos ouvem dizer que conhecemos ao Senhor, que somos seguidores de Cristo. São coisas simples e que nós nem imaginmos, mas estão de olho em nós. Portanto se a nossa vida não for igual à vida de Jesus esses nossos observadores (as) jamais irão crer em o Jesus que pregamos. Por isso eu li Oséias 6:1-3. Para conhermos a Deus temos de nos aproximar dEle. Deus não pode ser uma possibildade. Deus tem de ser real e a nossa relação com ele também. Queridos e queridas sejamos honestos. O nosso comportamento, a nossa conduta, as nosas palavras, a forma como lidamos com situações e com as pessoas nos recomendam? Jesus faria as coisas do jeito que estamos fazendo? Responderia às pessoas da forma como temos respondido. Como agiria Jesus?

Deus é misericordioso. Eu tenho certeza que se buscarmos a ele de coração dizendo: Senhor amado, muda a minha vida. Eu quero ser um servo fiel ao Senhor. Eu quero ser um cristão ou uma Csritã na verdadeiraa acepção de termo. O Senhor nos ouvirá, perdorá os nossos pecados e passaremos a ser o que nos Diz Atos, 1:8, testemunhas. Porém não uma testemunha que não conhece aquele sobre quem testemunha, mas que têm com Ele uma intinidade plena. O nosso relacionamento com Deus precisa obedecer a uma ordem crescente. A linha precisa estar sempre na ascedente, subindo. Queridos e queridas não sejamos aqules que se satisfazem com um pouco de Deus e se acomodam. Queirmaos mais, sempre mais de Deus. Temos um hino no hinário Evangélico que diz: Mais de Cristo eu quero ter... Mais, mais de Crsito...

Como ninguém pode dar o que não tem nós só podemos dar Deus se nós o tivermos em nossos corações. Conheçamos bem a Deus e o divulguemos aos outros fazendo discípulos e discípulas. Não permitamos que a nossa conduta demonstre que não temos intimidade com Deus e sim que somos íntimos, amigos. Amém.

Rev. Jesué Francisco da Silva.

 

Nenhum comentário: