quinta-feira, 27 de agosto de 2015

PALAVRA PASTORAL: DEUS NOS CHAMA PARA ENVIAR E FALAR POR NOSSO MEIO. (Ezequiel, 2:1-4)

Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre o envio de Deus. Quando Deus nos envia e manda falar. Deus quer falar ao seu povo e chama alguém e manda falar. É sempre bom lembrar que Deus chama esse profeta Ezequiel que é contemporâneo de Jeremias e manda falar ao povo de Israel. Sim. Israel estava em pecado, pois desobedecera os mandamentos e ordenanças do Senhor. Os Reis estavam sempre rebelados e em pecado. Falar aos povos de fora tal vez teria sido mais fácil. Mas ao povo de Deus em pecado tornou-se tarefa muito difícil e exigia coragem, determinação e o acompanhamento constante de Deus. Por isso o Senhor disse a Jeremias: Não temas diante deles porque eu sou contigo para te livrar. Você vai aonde eu te mandar e vai falar o que eu te mandar falar. Eu te dou poder para isso. Mas o que o pastor Jesué está dizendo com isso? Estou chamando a atenção do povo de Deus para dizer que esse povo muitas vezes se rebela contra Deus e não percebe. Isso é impressionante. O povo de Deus peca contra Ele com suas atitudes, suas murmurações em tudo, sobre tudo e todas as coisas; suas inverdades e não quer ouvir a voz de Deus. Mas como é o povo do Senhor é um povo amado e Deus envia profetas para falar a esse povo mesmo sendo rebelde. O grande problema é que rebeldes contra Deus geralmente são também rebeldes em relação aos seus profetas. Mas os profetas precisam falar em nome de Deus ainda que isso lhes custe as cabeças. E muitas vezes custam mesmo. Uma das coisas que o povo de Deus quando está em pecado não suporta é ouvir a verdade. Prefere ouvir mentiras e palavras enganosas e continuar mantendo somente a aparência. Somos bons em manter aparência. Mantemos a aparência e condenamos os profetas do Senhor e os queremos expulsar de nosso meio. Mas não tem problemas. Sai um e Deus manda outro para continuar sua obra. Eu sempre tenho chamado a atenção para isso: Nós falamos uma coisa e pensamos outra ou penamos uma coisa e falamos outra. Ora, isso é pecado gravíssimo e precisamos acordar o quento antes e ir aos pés do Senhor suplicando o seu perdão e misericórdia. Porém ao invés disso continuamos pecando a não abrimos os nosso ouvidos para ouvir a voz daqueles e daquelas que Deus nos enviou para nos avisar. Forjamos situações contra eles ou elas para os desmerecermos e tornar suas profecias sem crédito a fim de justificarmos os nossos erros, os nossos pecados diante dos homens. Sim porque a Deus sabemos que não podemos enganar. Mas sempre é bom lembrar que os profetas de Deus estão falando em nome de Deus e ai daquele ou daquela que se voltar contra esses profetas mesmo dizendo que os ama, porque nenhum de nós engana a Deus. Eu repito entre o povo de Deus é muito comum falar uma coisa e pensar outra ou pensar uma coisa e falar outra. Mas o enviado de Deus não se deixa enganar e não teme porque Deus é com ele. O novo Israel de Deus hoje é a sua Igreja. Portanto a Palavra do profeta hoje é para a Igreja. O povo de Deus hoje é a Igreja. Mas e o comportamento da Igreja? Em muitas situações é muito parecido com o do velho Israel. Deus fala e a Igreja não quer ouvir. São verdades e mudanças de vida que Deus propõe e a Igreja nem sempre está disposta a acatar. Eu não somente falo da Igreja local, mas da Igreja de um modo geral. Basta olharmos para o nosso comportamento para averiguarmos tudo isso. Mas o meu apelo é para que tomemos muito cuidado. Cristo está às portas e vai ajustar contas conosco. Que Deus tenha misericórdia de todos nós. Amém. Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: