quinta-feira, 13 de agosto de 2015

PALAVRA PASTORAL – E NÃO APAGUEIS O ESPÍRITO – I Tes. 5:19.










Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre o assunto pautado acima. É claro que aqui vocês me perguntariam em que e como poderíamos apagar o Espírito Santo. Eu creio que ferimos o Espírito de Deus quando, por exemplo, ele vem a nós e que falar-nos, porém nós não entendemos a sua voz. E não a entendemos porque o Espírito fala sempre muito suave. Ele vem a nós como um cicio tranquilo e por isso muitas vezes não o percebemos. Mas não o percebemos porque a nossa vida não está em plena comunhão com Ele (o Espírito Santo). Pensamos que estamos e não estamos. Isso acontece muito conosco. Agimos com muita sutileza que fazemos as coisas se parecerem com verdades, mas não são de fato verdades porque aquilo que demonstramos estar querendo com as nossas palavras não são aquilo mesmo. Não verdades. Temos outras intenções e fazemos parecer que temos e queremos aquilo que não temos e nem queremos. Somos habilidosos nisso. Mas isso não agrada a Deus e apaga o seu Espírito em nós. O fogo do Espírito Santo é extinto em nós quando mentimos para nós mesmos na tentativa de enganar os outros. Os outros até podemos enganar, mas a nós mesmos e principalmente ao Espírito Santo jamais enganamos. Todos nós estamos desnudos diante de Deus. Se falarmos uma coisa e pensamos outra Ele vê o que realmente pensamos e com isso o seu Espírito é apagado em nós. O Espírito apagado em nós significa o Espírito fora de nós. Sem o Espírito passamos agir na carne e a fazer a vontade da carne. Ora, na carne não somente apagamos o Espírito como ainda o entristecemos. Veja o texto de Ef. 4:30 onde Paulo nos recomenda a não entristecermos o Espírito no qual fomos selados para o dia da redenção.
Podemos entristecer e apagar o Espírito quando na Igreja agimos sempre querendo que os nossos interesses sobreponham os demais. Podemos até deixar parecer que estamos interessados no bem da Igreja de Jesus. Mas se não for, Deus sabe e seu Espírito se entristece em nós. Porém essas coisas são muito sutis e por isso temos que ter muita sensibilidade espiritual para discerni-las a fim de que as possamos evitar.
Se a Palavra de Deus manda que não apaguemos o Espírito é porque podemos apagá-lo. Se ela manda que não entristecermos ao Espírito é porque podemos fazer isso.
Tenhamos cuidado. Por isso a Palavra de Deus recomenda: Se vivemos no Espírito andemos também no Espírito.
Queridos e queridas irmãos e irmãs eu sei que existe muito que mudar em nossas Igrejas. Há muito que fazer para crescermos espiritualmente, há muito ainda em o que precisamos amadurecer. Mas eu estou seguro de que se faz necessário vivermos intensamente no Espírito Santo. O Espírito nos guiará a toda à verdade e nos capacitará a viver intensamente em Deus fazendo a sua vontade. O Espírito nos dá todas as condições para vivermos na verdade. Em toda a verdade.
Sejamos assim. Se ainda falta alguma coisa busquemos em Deus. Ele está aberto, pronto a nos encher da sua graça e sabedoria. Assim seremos a Igreja dos sonhos de Deus. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: