quinta-feira, 16 de junho de 2016

PALAVRA PASTORAL – DEUS QUER A UNIÃO DE SEU POVO (Eez. 37:15-28)



 






Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre uma questão que julgo muito importante para a Igreja de Jesus Cristo em nossos dias. O texto bíblico para a nossa meditação fala dos Reinos de Judá e de Israel. Havia acontecido uma divisão no povo de Deus. Obviamente essa divisão somente enfraqueceu o povo diante dos seus inimigos. Mas pastor, se o texto fala de reinos na antiga aliança não tem
nada a ver conosco. Mas eu diria que sim. Tem e muito. Sempre que a Bíblia fala do povo de Deus na velha aliança podemos trazer para cá e sem dúvida considerar como o povo de Deus a Igreja de Cristo. Logo tem tudo a ver conosco.
Mas eu chamo a sua atenção para alguns aspectos no texto. Primeiro, o texto fala que os dois reinos, isto é: O povo de Deus dividido era dois pedaços. Como isso me chama a atenção! Daí o enfraquecimento do povo. Apenas dois pedaços. Não eram inteiros. Não eram
inimigos de Deus. Deus deixa bem claro que amava os dois. O problema estava entre os povos. Não era um problema de Deus. Hoje em dia nós temos visto algumas baixas nas Igrejas evangélicas por conta das divisões dentro das Igrejas. Não há união e muito menos unidade nas Igrejas. O que existem são muitos partidos e grupinhos que dificultam a caminhada da Igreja e a enfraquecem na execução de sua obra como representante de Cristo que é e, portanto deve trabalhar na construção de seu Reino. O Reino que a Igreja promove é o Reino dos Céus. Por isso jamais poderia ser dividido. Quando isso acontece não são os interesses do Reino de Deus que estão em jogo e sim os interesses de pessoas ou corporações dentro da Igreja. Ainda nos tempos apostólicos já víamos isso evidenciado nas palavras e Paulo: Uns dizem eu sou de Pedro, outros, eu sou de Paulo, outros eu sou de Apolo. Paulo então diz Uns plantaram outros regaram, mas Deus deu o crescimento. Isso nos dá a ideia de que havia partidos na Igreja primitiva. Hoje esse problema aumentou muito. O que conta nem sempre são os interesses do Reino de Deus ou os das Igrejas, mas os nossos interesses. Que coisa absurda! Mas infelizmente é assim que muitas comunidades tentam caminhar. Por isso seu trabalho não rende, vidas não são salvas e as pessoas não crescem na vida espiritual. Estão há muitos anos na Igreja e continuam bebês na fé. Estão sempre voltadas para coisas pequenas em detrimento das grandes coisas. São as brigas, as divisões que predominam e isso mina o trabalho do Senhor.
Em segundo lugar percebemos no texto, Deus mandando o profeta ajuntar os dois pedaços para fazer deles um só pedaço. Diz Deus quando isso acontecer eu vou agir. O povo será abençoado e eu estabelecerei um só Reino e o trono de Davi estará no maio dele para sempre. Queridos e queridas todos nós sabemos que o trono de Davi é o trono de Cristo Jesus. O Reino messiânico era chamado de Reino de Davi. O interessante é a durabilidade desse reino. Qual é? Para sempre. Eterna. Então o texto deixa os limites e Judá e Israel no passado em termos de povos ou geográficos e adquire dimensões eternas. Por isso chamo a atenção para o fato de estarmos no mesmo texto bíblico pensando na Igreja como o povo de Deus. Ela é o novo Israel de Desus. Do mesmo modo que o velho Israel sofria divisões o novo (Igreja) também sofre. Porém do mesmo modo que Deus não estava feliz com a divisão do velho povo ele não está feliz com as divisões em nossas comunidades hoje em dia. Trabalha por meio de seus profetas para que haja um só povo e um só Reino. Estou absolutamente certo de que a partir do momento em que mudamos a nossa visão de Igreja como Reino de Deus o nosso comportamento também muda e a obra de Deus confiada a nós prospera em todos os sentidos, numericamente, em graça, na comunhão, financeiramente. Porque deixaremos de estar voltados para os nossos interesses pequeninos e passaremos a estar voltados para as grandes coisas relacionadas ao Rino de Deus.
Tenhamos as nossas mentes voltadas para a grandeza do Reio de Deus. Procuremos acabar com tudo o que traz divisões na Igreja e trabalhemos pela unidade do corpo de Cristo. O Senhor não quis a divisão lá no passado e não a quer hoje. Ele continua mandando os seus profetas ajuntar os pedaços do Reino e formarem um só. Assim ele abençoa e a abra cresce. Amem.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: