quinta-feira, 30 de junho de 2016

PALAVRA PASTORAL: ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS? (Luc. 17:20-24)PALAVRA PASTORAL: ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS? (Luc. 17:20-24)PALAVRA PASTORAL: ONDE ESTÁ O REINO DE DEUS? (Luc. 17:20-24)




















Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de fazer uma meditação com vocês sobre e pergunta acima. Realmente a gente pergunta: Mas onde está o Reino de Deus? Para você que me lê agora onde está o Reino de Deus? Qual é o teu conceito de Reino de Deus? Eu sei que é muito difícil pensar em um Reino sem pensar em um espaço físico, em um lugar. Um Reino tem em si a idéia de povo, gente e também um espaço onde essa gente possa habitar. Então, ao imaginar isso logo pensamos em um lugar. Por isso transportamos para um determinado lugar, o Reino de Deus. É claro que essa idéia também é correta. Não sabemos onde está e nem como realmente é esse lugar. Mas sabemos que ele existe e que algumas pessoas inclusive já foram para lá em vida: São, Enoch e Elias. Esses homens foram arrebatados em vida. Não passaram pela morte física. Paulo disse que foi arrebatado até o terceiro céu. Então existem o primeiro e o segundo, pelo menos. Então porque Jesus estaria aqui tirando essa idéia? Na verdade Jesus não está esvaziando essa idéia. Jesus está falando que o Reino de Deus é maior do que isso e não está somente lá, mas o Reino de Deus antes de ser um lugar, um espaço físico é um estado espiritual. O Reino de Deus é um modo de ser e de viver. O Reino de Deus é um sentimento profundo da presença de Deus dentro de nós. É bom notar que Jesus usa as duas palavras, “dentro” e “em”.  Dentro significa que o Reino está realmente dentro de mim e de você. O Reinado (Basiléia), todo o domínio e o senhorio de Cristo estão dentro de nós. Mas isso tudo também está em cada um de nós. Ou seja: Nossa vida refletem as qualidades de quem tem algo diferente. Temos alguma coisa dentro de nós, mas também a temos em nós. Temos o Reino de Deus. Eu diria que o Reino de Deus é estilo de vida. O Reino não é somente um lugar para onde eu irei, mas uma coisa que já entrou em mim e que eu a vivo. Assim, antes de irmos para o Reino como um lugar é necessário que esse Reino em termos de modo de viver, modo de ser já tenha vindo para nós. Em outras palavras: Antes de entrarmos no Reino de Deus é preciso que o Reino de Deus entre em nós e esteja conosco. Isso não tem aparência visível. Por isso Jesus diz: O Reino de Deus não virá com visível aparência. Releia o texto bíblico de Lucas. No Evangelho de João capítulo quatorze, verso seis Jesus diz: Ninguém vem ao Pai senão por mim. Veja o sentido de movimento do verbo. É vir e não ir. Mas Jesus ainda não havia subido ao Pai. Sim. Mas o Pai já estava n’Ele.  Com essas palavras Ele está dizendo quem quiser se achegar ao Pai terá de ver e não de ir. Ora se achegar a Deus seria entrar em seu Reino, no caso o Reino estava em Jesus. Ou seja: O Pai para onde iríamos estava em Jesus. Por isso a palavra “vem ao Pai” Isso reforça a idéia de Reino dos Céus ou de Deus como estado de vida. É um modo de viver. É um jeito de sentir a vida. É um jeito de sentir Deus dentro de nós. Por isso muitas pessoas não conseguem sentir a Deus e nem tê-lo como uma pessoa real. Pois estão sempre buscando fora e não sentindo esse Deus dentro de si mesmas. A realidade de Deus se vê com os sentimentos, se vê com a alma, com a psique e não com os olhos físicos. Conta-se que o diretor de um seminário para a formação de pastores costumava levar em todos os finais de ano um filósofo ateu para falar aos jovens seminaristas sobre Deus. É claro que esse filósofo ia para afirmar que Deus não existia. Ele ia àquele lugar pronto para tentar converter os crentes em Deus em ateus. Uma vez enquanto ele falava um senhor da roça, humilde que tinha um filho lá escutava de lado comendo uma grande maçã. Momento após momento o senhor dava uma mordida na maçã provocando um desconfortável barulho com os dentes. Terminado todo o senhor perguntou em tom caipira: Dr. Que gosto tinha a minha maçã? O filósofo respondeu: Só poderia saber se eu a tivesse experimentado. O senhor caipira disse o Dr. Não sabe quem é Deus porque nunca experimentou Deus na vida. Para saber quem é Deus e que ele existe é preciso vivê-lo. Todos ficaram admirados com a simples aula prática do caipira.
Eu gostaria que todos os que me lêem nesta meditação ficassem com uma aula prática sobre o Reino de Deus. Onde está o Reino de Deus? Ele está dentro em vós. Não ali nem lá nem acolá. Ele está dentro de cada um de nós. Aleluia!
O Reino de Deus é a sua presença santa em cada um de nós. Presença santa que também santifica. Por isso quem tem o Reino de Deus é santo. Ele mesmo diz: Sede santos porque eu sou santo. (I Pedro, 1:16).
Vou repetir uma frase que sempre uso nas minhas pregações: Aquele em quem o Reino de Deus não entrar aqui jamais entrará nele depois.
Quando as pessoas estão vivendo um sofrimento aqui neste mundo elas dizem a minha vida está um inferno. Não dizem? Pois bem. Vamos então viver um estado de gozo para dizermos também: A minha vida está um Céu, um Paraíso. Sim o Paraíso pode ser aqui e agora. Reino de Deus é qualidade, uma questão de vida. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.


Nenhum comentário: