sexta-feira, 28 de outubro de 2016



PALAVRA PASTORAL: DESCANSAR EM DEUS (Sal. 37:7)
Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre o cansaço e a onde nós podemos descansar. Inicialmente vamos falar um pouco sobre o cansaço. O que seria O cansaço? Diríamos que é um estado de saturação em que muitas vezes nos encontramos depois que somos submetidos a grandes esforços. O nosso organismo chega a um ponto em que não suporta mais. Ficamos transbordados, super carregados ou cheios de alguma coisa. Podemos dizer que cansaço é o mesmo que exaustão. Todos nós sabemos o que significa estar exausto. Cansaço é isso, estar exausto. O cansaço existe em vários níveis ou em vários modos e setores em nossas vidas. Temos o cansaço físico que é o estado de exaustão físico. Ou seja: Nosso corpo pode estar sobre carregado. Queremos caminhar, mas as pernas não suportam mais. Temos câimbras, dores, etc. e tudo impossibilita a seqüência da nossa caminhada. Os passos ficam cada vez mais curtos e, se insistirmos chegará um momento em que podemos até cairmos mesmo. Podemos vir ao chão. Não dá mais, não agüentamos mais. Há também o cansaço mental. Esse é mais complicado.  Ele se processa em nossas mentes que também podem ficar sobre carregados e exaustas. Mas esse tipo de cansaço não pode ser removido somente com um banho e algumas horas de sono. O físico sim. Mas o mental não. O processo pode até ter o mesmo nome. Por exemplo, Relaxamento. Em os dois casos citados é necessário que exercitemos o relaxamento para alcançarmos o descanso. No corpo precisamos relaxar fisicamente. E na mente? Também. Só que na mente esse relaxamento é mais difícil, pois é mais complexo e profundo o cansaço mental. Por isso exige também um exercício na mente ou da mente. Esse cansaço não passa com um banho e algumas horas de sono. Muito pelo contrário, até tira o sono em muitos casos. Mas é cansaço. E como tal se insistirmos sem procurar descanso podemos até desfalecer. O esgotamento mental é perigoso e pode lavar ao desequilíbrio e descompensação comprometedores. Obviamente trazendo conseqüências para o corpo. Nós somos seres integrais. As coisas funcionam juntas em nós.
Para todos 0s tipos de cansaço é necessário o repouso. Mas ao lado do repouso em muitos casos, é preciso o tratamento. Os dois tipos de cansaço provocam lesões e essas lesões precisam ser tratadas. Não basta somente removermos os sintomas, mas temos que depois de fazermos isso, tratarmos das lesões que ficaram em nós. Quer no corpo, quer na mente. Mas nós não somos só corpo me alma (mente). Somos também espírito. E agora? O espírito também se cansa? Creio que sim. Li um livro uma vez intitulado: Esgotamento Espiritual. Nele o autor dizia que podemos chegar ao ponto de queimarmos toda a nossa energia espiritual. Sem dúvida esse cansaço é pior do que o físico e o mental. No campo espiritual as coisas são ainda mais complicadas e não há quem possa penetrar nesse campo a não ser Deus, quando nós permitimos que Ele entre. Mas eu diria que em sendo seres integrais o cansaço do espírito também provoca seqüelas nas outras áreas de nossas vidas.
Por isso o apelo do salmista para descansamos em Deus. Deus conhece todas as áreas de nossas vidas e pode restaurá-las plenamente. Em Mat. 11:28-29 Jesus faz um convite para todos os que se acharem cansados e sobrecarregados. Ele diz vinde a mim todos esses ou todas essas. Quem vier encontrará descanso para as suas almas. Seja qual for o tipo de cansaço o descanso está em Cristo. A palavra descansar significa Remoção do cansaço. Não precisamos nos preocupar com as coisas que nos levaram à exaustão seja em que nível for. O importante e buscarmos descanso em Deus.
Você está cansado meu irmão? Você está cansada minha irmã? Bom fisicamente vocês já sabem o que fazer. Mas se for mental ou espiritualmente somente em Deus há solução. Procurem descanso em Deus. Deitem no regaço (colo) de Deus e descansem felizes. Que Ele os abençoe que Ele as abençoe e que vocês sejam pessoas sem sobrecargas descansando sempre em Deus. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva

Nenhum comentário: