quinta-feira, 20 de outubro de 2016

PALAVRA PASTORAL: AINDA QUE... (Sal. 23:4; Hab. 3:17-18)













Meus irmãos e minhas irmãs eu gostaria de refletir com vocês hoje sobre esse “Ainda que...” da Palavra de Deus. Muitas vezes deveríamos fazer a pergunta a nós mesmo: Será que eu seria o que sou ainda que...? Ao ler os textos resolvi fazer a pergunta à minha esposa. Antes de me responder ela me devolveu a pergunta: Você seria o mesmo? Não tive a menor dúvida em responder que estou muito longe do que dizem os textos bíblicos nesse sentido. Infelizmente! Mas será que seríamos o que somos se nos faltasse tudo? Ou começaríamos a murmurar? Com certeza começaríamos a murmurar. Somos assim. Tudo está bem quando não falta nada. Mas quando falta tudo... Ai a coisa é outra. O salmista diz: Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte não temerei mal algum porque tu estás comigo onde quer que eu vá. Vale da sombra da morte significa situação muito difícil e ameaçadora. Como nos comportamos diante disso? Quando as coisas não são animadoras? Pelo contrário são desanimadoras? Como ficamos? Geralmente louvamos a Deus. Sim isso é normal. Mas em que circunstâncias? Quando não nos falta nada? Seria esse o louvor que Deus espera de cada um de nós que professamos o seu nome? Em que lugar estamos caminhando para louvor ao Senhor? Quais são os vales? Tranqüilos ou assustadores?  De acordo com a palavra do salmista o importante é sabermos que o Senhor está conosco. Irmãos e irmãs isso deveria nos bastar para estarmos seguros e seguras. Mas como ficamos quando estamos no vale da sombra da morte? Não tenho dúvidas de que de um modo geral ficamos apavorados. O medo chega e o louvor ao Senhor desaparece de nossa alma. Eu sei que cantamos nos momentos cúlticos e de louvores na Igreja e outras reuniões. Mas pergunto: Vivemos isso de fato em nossa vida prática? Por isso destaco as palavras do salmista, “ainda que...” Deus quer que continuemos confiando nele ainda que... Tudo pode estar ruindo em volta. Nós continuaremos firmes. Eu vivo um momento em minha vida quando tudo é incerto e inseguro. É o que diz o Salmo 125. Seremos como o monte Sião. Firme para sempre. Não há esperança de um salário bom, pelo menos o suficiente para uma vida digna depois de mais quarenta anos de ministério pastoral sem nunca ter traído minha Igreja.m É o que está acontecendo comigo agora. Nunca faltei sequer a um concílio Regional e procurei fazer o melhor que pude. No entanto somente porque completei setenta anos de idade, mesmo estando forte e querendo trabalhar a Igreja Institucional me dispensa da vida pastoral ativa colocando-me em uma situação difícil. Muito difícil. Ninguém trabalharia em uma empresa qualquer neste mundo secular e depois de tantos anos seria aposentado dessa maneira. Mas o pastor metodista e eu falo por mim, é. Como fico? Paro de louvar ao meu Deus? De maneira alguma. Ainda que faltem tudo o meu coração continua louvando ao Senhor. Sei que ele está comigo como esteve durante todos esses anos. Ele me honrará. Aleluia! Lutei para que houvesse reconhecimento por parte da Igreja. Pelo que vejo a Igreja está irredutível do ponto de vista Institucional. Mas se a Igreja não muda Deus também não. Ele estando comigo irei seguro até o fim mesmo passando pelo vale da sombra da morte.
Mas além da palavra do salmista temos as palavras do Profeta Habacuque no final do Antigo Testamento. Releiam o texto. Ainda que... Ele vai citando o que lhe poderia faltar. Em suma: Tudo. Pode me faltar tudo. Mesmo assim eu me alegrarei em Deus. Eu exultarei no Deus da minha salvação. É a esse Deus que eu servi todo esse tempo. Por isso continuo exultando n’Ele.  Servi na Igreja Metodista porém não servi à Igreja Metodista mas a Deus. Para que sejamos assim é necessário que nossos olhos estejam em Deus e não nas circunstâncias. É necessário que saibamos que a nossa justiça vem de Deus. Seus olhos estão sobre nós. Ninguém ou nada poderá nos prejudicar. Veja Romanos, oito verso, trinta e um. Reflita bastante.
Para louvarmos ao Senhor as coisas não precisam estar do jeito que esperávamos que estivessem. É necessário sim que ele (Deus) esteja no foco da nossa visão. Desculpe-me falar de mim novamente. Eu já disse que tenho medo e estou longe do que dizem os textos bíblicos de hoje. Mas estou sendo provado. Espero que Deus me dê forças para que no fim desta prova eu seja aprovado. Faço este apelo a você meu irmão e a você minha irmã: Ainda que... Não ouçam nossos pedidos, nossos apelos e súplicas. Deus é quem está no controle de nossas vidas. Confiemos n’Ele e descansemos em suas poderosas mãos. Não se esqueça: Ainda que... Eu experimento essa situação. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva





Nenhum comentário: