sábado, 14 de junho de 2014

ACREDITO NO AMOR CRISTÃO, BOM SENSO E JUSTIÇA.


ACREDITO NO AMOR CRISTÃO, BOM SENSO E JUSTIÇA.

Meus amigos e minhas amigas, meus irmãos e minhas irmãs em Cristo. Gostaria de repartir com vocês alguma coisa que está em meu coração e que nós pregamos tanto. Tenho flanado muito e, com certeza até cansado muitos de vocês com minha insistência sobre a questão da aposentadoria compulsória de pastores e pastoras. Mas peço sua atenção mais uma vez. Falarei sobre o quê eu acredito que nossas autoridades estejam pensando. Estão pensando no amor cristão na prática. O amor do discurso ninguém sente seus efeitos. O da prática sim. Tenho certeza de que nossas autoridades independentemente do que dizem as leis estão pensando em tudo isso com amor cristão e se perguntando: O quê Jesus faria em meu lugar? O amor Cristão é o amor verdadeiro. Não é o conceito particular que eu possa ter de amor. Se eu tomo uma atitude com amor os demais vão sentir isso e com certeza serão beneficiados. Digo isso porque nós em muitos casos, somos parecidos com as pessoas que ao tomarem uma decisão que não faz bem jogam a culpa no sistema. No caso os computadores. Ora, todos nós sabemos que o sistema se alimenta de dados e somos nós quem colocou esses dados nesses sistemas. Mesmo assim jogamos a culpa no sistema para fugirmos e não assumirmos a reponsabilidade sobre aquilo que está fazendo mal aos outros ou ao outo. A culpa é do sistema que gerou isso ou aquilo, que lançou isso ou aquilo e por ai vai. Fazemos isso quando jogamos tudo em cima de nossas Leis. Um dado interessante é que muitas vezes as leis às quais culpamos por isso ou aquilo foram feitas por nós mesmos ou por nossa influência. Acontece que em muitos casos essas leis não levam em conta o amor cristão. Em um de nossos Concílios Gerais de nossa Igreja foi criada uma lei que eu percebi logo que nos traria problemas. Era a Lei da lista tríplice para a nomeação dos SDs pelos Bispos. Escrevi para o nosso SITE Nacional e o mesmo publicou meu artigo. Criou-se um debate nacional e uma consciência foi formado com respeito ao assunto. Agora tenho mandado e o SITE não publica mais. Claro. Existe alguém mandando não publicarem. Mas ninguém pára a mão de Deus. Uma vez eleita a delegação da Quinta região fui logo colocando minha proposta à delegação para que a levassem  ao Concílio Geral para revisão, pois a lei era prejudicial aos bispos e muito mais atrapalhava do que ajudava. Saí em defesa de nossos bispos que estavam sendo linchados pelo povão por conta de uma lei criada que agora gerava problemas sérios no caso das nomeações pastorais. Eu era SD e tive de realizar dois concílios para resolver um mesmo assunto, pois um da lista tríplice minha foi transferido em seguida. Surgiram falatórios e queriam culpar os bispos da Igreja. A matéria está à disposição. Eu saí em defesa dos bispos da Igreja dizendo que os mesmos não tinham culpa e sim a lei deveria ser revista. Graças a Deus tudo foi levado ao 18º C. Geral que acatou a proposta e a lei foi revista e reformulada. Os bispos passaram a ter a oportunidade novamente de nomear seus SDs de maneira livre como antes. Por ironia do destino eu nunca mais fui nomeado SD. Fico pensando e me perguntando: Será que dei um tiro no pé?! Creio que não. Deve ser mera coincidência. Assim espero. Mas fui eu quem saiu na frente debatendo a lei. Amém.  

Bonsenso. O que é isso? Sem dúvida é quando duas ou mais partes envolvidas em um processo chegam ao um denominador comum. Não é o que um lado queria ou o outro lado ou ainda outros lados, mas era o que a lógica e a boa sensibilidade levaram as pessoas a fizeram. O bonsenso não é rebeldia em relação à lei e muito menos seu descumprimento. Ele é na verdade um acordo consensual onde todos os envolvidos ficam satisfeitos.

Justiça. Todos sabem o que isso significa. Mas sabemos também que nem sempre fazemos justiça ao tomarmos uma decisão embora essa decisão tenha suporte legal. Até porque como já dei entender acima, as nossas leis podem ser tendenciosas. Por isso que eu devo consultar meu coração antes de me curvar cegamente diante de uma lei. Pedro disse corajosamente mesmo sendo açoitado, Mais importa obedecer a Deus do que aos homens. A justiça de Deus pode até parecer demorada. Mas não falha. E ele vê todos os nossos atos, mesmo aqueles que estão sofismados, mascarados e se parecendo como justos e verdadeiros, mas não o são. Não estou com isso desprezando a razão. Mas a nossa razão tem de passar pela censura do amor cristão.

Como eu acredito em nossas autoridades eu sei que estão pensando e repensando na lei que afasta um pastor do ministério ativo somente por ter esse completado setenta nos de vida. Amados e amadas pode se tratar de uma pessoa que investiu toda a sua mocidade, sacrificou o convívio familiar, tenha ido morar só e longe de casa. Uma pessoa que tenha sido humilhada, preterida até por preconceitos e sofrido muito para se preparar para o ministério pastoral. Por isso mesmo e devido ao estímulo que Igreja dava para quem era chamado para o pastorado tal vez essa pessoa nem tenha se preparado para fazer outra coisa. Ora, sabemos que no Brasil todos os aposentados estão fadados ao sofrimento por achatamento de seus vencimentos pelo INSS por melhor que tenha sido a sua contribuição (Teto Máximo). Como vamos ficar com nossa consciência tranquila deixando um velho ministro de Deus numa situação dessas? Seu plano de saúde, quem vai pagar. Com o salário de miséria do INSS não poderá bancar esse plano no momento em que mais precisar do mesmo. O Pecúlio mal dará para adquirir uma casinha. Como fazer isso com alguém que doou toda a sua vida desde a preparação até agora, ao ministério da Palavra. Este que vos escreve foi um desses. A Igreja tinha uma previdência privada. Mas por má gestão essa providência faliu e acabou. Mas não foi culpa dos contribuintes à mesma.

Amados onde está o nosso senso de justiça e de amor? E o bom senso, onde e como fica? Eu creio e espero que estejam na mente e na alma sensíveis de nossas autoridades que irão trabalhar para que isso seja revisto. Eu estou absolutamente certo de que teremos que parar um dia. Mas que não seja forçadamente. Isso não, com o Ministério pastoral da Igreja. Gente isso é um chamado, vocação de Deus e isso não pode deixar de ser levado a sério e com muita consideração. Minha sugestão é que os bispos da Igreja como conhecedores de seus quadros pastorais, chamem aqueles que não estão mais produzindo por conta da Idade e façam com eles uma avaliação, acho mesmo até que as Igrejas pastoreadas por eles devam ser consultadas e após isso convidarem os pastores velhos a se afastarem. Consensualmente e não partindo do pressuposto de que todos são improdutivos aos setenta anos de idade porque isso não é verdade. Tem gente que não produz mais até com menos. Mas há quem produz até com bem mais idade do que essa. Posso afirmar que muitos de nossos bispos em suas primeiras eleições foram eleitos com muitos votos de colegas e delegados leigos com muito mais de setenta anos de idade. Mas como disse vou repetir: Eu confio no bonsenso de nossas autoridades. Desta vez nem estou evocando a Lei secular (CLT) que é clara neste sentido. Estou evocando a força do amor de Cristo. Aquilo que nós pregamos. É hora de viver isso. Aposentar um pastor ou pastora à força?!  Não façamos isso em nome de Jesus Cristo. Amém?!!!

Rev. Jesué Francisco da Silva (Presbítero da Igreja Metodista)

Nenhum comentário: