quinta-feira, 30 de abril de 2015

PALAVRA APSTORAL: A IGREJA DE CRISTO PRECISA PERMANECER COMO ANTES. (Apo. 2:1-7)












Meus irmãos e minhas irmãs volto a lhes falar sobre a igreja de Cristo, pois essa tem sido a minha preocupação nos últimos anos a partir da observação do comportamento do povo de  Deus.
Vamos pensar hoje sobre a permanência da Igreja nos princípios de Deus, nos valores de Deus. Hoje em dia vivemos o momento da relativização de tudo. Tudo é relativo. Com isso também mesmo dizendo que não, muitas vezes relativizamos a Palavra de Deus. Achamos que Deus também se adaptou aos nossos valores humanos tão falhos e tão tortuosos. Essa questão de valores humanos sim é relativa. Muda de acordo com os tempos, as conveniências do momento e mesmo das pessoas em determinadas épocas ou circunstâncias. O mundo está em constante mutação. É claro que muitas coisas têm de ser adaptadas até para serem executadas e aceitas. Mas existem coisas que são imutáveis até porque seus princípios não podem ser alterados nunca. São esteios. Também temos um problema: Quantas vezes confundimos a mudança de se fazer a mesma coisa com mudança da essência dessa coisa. E eu falo da essência. Os valores da fé, por exemplo, não podem ser mudados na sua essência jamais. Se isso ocorrer podemos até anular essa fé ou reduzi-la a uma coisa qualquer menos fé. É o que temos presenciado em muitos casos. O problema é que pensamos que por estarem falando de Deus está bom. Na verdade para mim o problema começa e aumenta o perigo quando se fala de Deus. Misturam tanta coisa com isso que acabam por anular o próprio Deus de quem se fala e a fé que dizem ter. Um exemplo claro é a idolatria que se passa por fé. Mas idolatria é condenada pela Bíblia Sagrada livro de regra e fé dos cristãos e cristãs em todo o mundo. Vejam o Salmo capítulo cento e quinze. O que fala sobre a idolatria? Vejam os de mandamentos em Êxodo capítulo vinte, versos um a sete. Percebam quais são as recomendações de Deus sobre a idolatria. Mas existe adoração de outros santos e outras santas que não são somente imagens. Mas são pessoas que depois de mortas foram canonizadas pela Igreja de Roma como sendo santas. Esses supostos santos ou supostas santas passam a interceder pelos que estão aqui na terra. Ou seja, passam a ser auxiliares de Deus. A Bíblia toda não mostra isso. Nem mesmo às pessoas mais chegadas a Jesus receberam essa incumbência, essa missão. Isso foi os cristãos que com o passar dos tempos foram introduzindo na Igreja de Cristo. Mas no meio evangélico também existem idolatrias. Adoram-se pessoas, instituições organizacionais das denominações, pessoas. Têm Igrejas evangélicas adorando a determinados pregadores. Outras têm algumas pessoas como se essas fossem seus gurus. Não aceitar isso diminui o valor e o prestígio de homens e mulheres que poderosamente têm sido usados nas mãos de Deus? De maneira alguma. Existem pessoas que têm inclusive o dom da fé. Outras têm o dom da sabedoria. São pessoas especiais, mas jamais devem ser idolatradas. São apenas instrumentos nas mãos de Deus.
Creio que tudo isso tem levado as pessoas ou Igrejas a abandonarem o seu primeiro amor. Fazem tudo certinho como o modelo que vimos nos texto bíblico base desta mensagem. Mas estão distantes de ser o que eram antes. Entraram por caminhos errados e obedeceram a ensinamentos tão errados e fora dos parâmetros bíblicos que deixaram de ser o que eram no início.
Convido vocês a pensarem comigo hoje se não seria este o momento de pararmos e volvermos os nossos olhos para o primeiro amor e nos arrependermos, voltarmos para os verdadeiros princípios que sempre regeram e regem a Igreja de Cristo. Amém?!
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: