domingo, 22 de dezembro de 2013

PALAVRA PASTORAL- O DEUS CONOSO EM CRISTO. - (Mt. 1:18-25)


Meus irmãos e minhas irmãs, mais uma vez retomo este assunto por estarmos nos aproximando do dia de Natal e creio que isso seria edificante para todos nós. Por isso escolhi o mesmo texto de domingo passado à noite e farei algumas colocações de outros textos bíblicos. Vamos iniciar falando que em Jesus Deus se tonou um de nós. Ou seja: Deus assumiu real e totalmente a forma humana em seu filho Jesus Cristo.

Mas onde estava Jesus Cristo antes? Nós cremos que Jesus sempre existiu com o Pai. Cremos na preexistência de Jesus, o Filho do Deus Altíssimo que se encarnou no homem de Nazaré. Para provarmos isso vamos para a Palavra de Deus em Genesis, 1:26 onde o verbo fazer aparece no plural. Vejam: Deus ao fazer o homem diz: Façamos o homem e não, faço o homem. Como façamos? Quem eram os que faziam? Ora Deus e seu Filho Jesus Cristo. Por isso a palavra “façamos”. Jesus estava lá? Sim. Ele esteve sempre como Pai. Quando Jesus se encarnou foi Deus entrando no tempo e no espaço para buscar o homem que havia caído. Aliás, Deus sempre buscou comunhão com o homem que fizera. Eu diria que antes da queda Deus já se comunicava com o homem. Deus falava com o homem. Tanto que ao cair o homem se esconde, mas Deus como sempre vem falar com ele. Chama-o várias vezes em momentos diferentes do dia (viração do dia). Isso nos mostra que Deus jamais deixou o homem. Estava com o homem antes do pecado, quando pecou e depois que pecou.  Sim. Mas o Salvador é Jesus Cristo. Eu pergunto novamente: Onde estava Jesus em todo esse tempo? Para responder vamos para o Evangelho de João, Capítulo 1:1-3. Quem estava no princípio com Deus? Jesus. Jesus era o verbo, a Palavra (Rema do grego) Palavra em ação. Esse “Verbo” pode ser substituído por Logos. Mas o que é Logos? Logos é a Palavra em ação e que transforma o Caos e Cosmos. Cosmos é o belo, bonito, organizado. De cosmos vem a palavra cosméticos. Produtos para beleza. Mas o que é Caos? É o mundo antes de ser organizado. Caótico quer dizer desorganizado. Por isso o Logos de Deus (Jesus seu filho) estava presente na criação. E o texto bíblico diz que todas as coisas foram feitas por Ele e sem Ele nada que foi feito se fez. Ele quem? Jesus Cristo.  Por isso o verbo fazer está no plural, façamos nós o homem. Mas e o pronome possessivo? Como está? Também está no plural? Sim está. Nossa imagem, nossa semelhança. Jesus estava presente no ato da criação. Por isso chamamos a entrada de Deus no mundo por meio de Jesus de encarnação. O nosso Deus deixou de ser somente um Espírito que pairava sobre as águas e se fez carne. Veja Jo. 1:14. O evangelho de João não cita a manjedoura, como Mateus e Lucas, mas fala da entrada de Deus no mundo dos homens para resgatá-los de uma maneira mais filosófica e teológica. E ainda mais, nos dá a Idea clara de que em Jesus Deus é carne, é concreto, palpável. Pode ser tocado, podemos sentir o calor de seu corpo, seu cheiro. Em cristo Deus viveu plenamente a experiência humana. Sofreu fome, cansaço, dor e se tornou mortal.  Outra experiência incrível de Jesus após a ressurreição foi quando ele chegou junto aos discípulos e perguntou se tinham alguma coisa para comer. Vejam Lucas capítulo vinte e quatro, versículos trinta e seis a quarenta s três. Prestem atenção. Jesus chama-os a palpá-lo e diz: Sou eu mesmo. Vede que um espírito não tem carne nem ossos como vede que eu tenho. Isso tudo aconteceu depois da ressurreição. Jesus já estava em seu corpo glorificado. Mas continuava e continua sendo corpo. Quando foi elevado às alturas os discípulos viram o seu corpo subir até desaparecer entre as nuvens. Os anjos lhes disseram: Este Jesus que dentre vós foi assunto aos Céus voltará do mesmo modo como o vistes subir. Irmãos e irmãs sintam isso: “Do mesmo modo”. Portando fisicamente, corporiamente.

O sentido da palavra Emanuel que quer dizer: Deus conosco adquire muito mais valor quando pensamos em tudo isso. Deus conosco é muito mais do que entre nós. É Deus assumindo a nossa humanidade plena para nos trazer pessoalmente o seu plano de salvação.

Irmãos e irmãs por tudo isso comemoremos o Natal pensando em seu real significado.  Natal não é somente festas e presentes. Nem carro novo ou até mesmo encontro de famílias. Isso pode e deve acontecer. Mas Natal é muito mais do que tudo isso. É Deus conosco sempre nos buscando desde o Éden. Aleluia! Amém.

Nenhum comentário: