sexta-feira, 24 de outubro de 2014

PALAVRA PASTORAL – DISCIPULAR É TAMBÉM CUIDAR DOS OUTROS – (Rom. 12:10).





Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre o comportamento ideal em uma Igreja discipuladora. Estamos discutindo, estudando e engajados nesse movimento de discipulado. Na verdade estamos vendo o discipulado não apenas como um movimento novo, mas como uma ordem de Jesus para nós, um estilo de vida. Nós temos de ser uma vida discipuladora em todos os sentidos e em todos os lugares onde estivermos. Seja nas reuniões da Igreja, no trabalho, no lazer, nos relacionamentos, etc. Tudo em nós deve fazer discípulos e discípulas de Jesus.
Porém existem algumas coisas que ainda precisamos aprender sobre o comportamento de uma Igreja discipuladora. Para isso recorri ao texto bíblico acima. Vamos trabalhar o texto? Vejamos: Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal. Vejam não é só amar, mas amar com amor fraterno. Amor fraterno é amor de irmão. Esse é o tipo de amor que devemos ter umas para com as outras e uns com as outras dentro de uma Igreja discipuladora. A essa altura eu pergunto: Amados e amadas qual tem sido o nosso tipo de amor? Somos fraternos? Ou... Somos aqueles que amam. Somente isso. Nada mais. Ao longo de minha vida eu descobri que um irmão pode até não estar muito bem com o outro. Mas se vir o outro sendo maltratado por alguém numa briga, por exemplo, ele se esquece de tudo e entra em defesa do irmão. É algo muito forte esse sentimento de irmão. Pois é. Esse é o tipo de amor recomendado a nós aqui no texto bíblico em pauta. Vamos em frente? Ok. Preferindo-vos em honra uns aos outros. Opa! Como temo-nos comportado? A quem damos a honra? Aos outros a quem amamos ou a nós primeiro. Geralmente queremos atribuir a honra primeiramente a nós. Depois aos ouros. O maravilho é quando eu procuro honrar aos meus irmãos ou as minhas irmãs. Ah! Que maravilha quando isso é cultivado, vivenciado dentro da Igreja. O lugar do “meu” é cedido para o “dele”.  Mas a coisa interessante nisso é se há amor fraterno na Igreja todos e todas pensam dessa maneira. O que acontece? Cada um passa a considerar os outros superiores a si mesmos. Com isso cada membro dessa Igreja passa a cuidar do outro, passa a pastorear o outro. Que maravilha! Ninguém fica só e sem cuidado. Todos são cuidados e tratados uns pelos outros. Haverá uma reciprocidade de gentilezas. E nesse mio Deus age poderosamente porque Deus em sua essência é amor. Sejamos uma Igreja assim queridos e queridas? Até porque se não formos assim podemos ser qualquer coisa menos uma Igreja genuína. Uma Igreja discipuladora tem de ter essas qualidades para estabelecer bons relacionamentos e fazer discípulos e discípulas para Cristo. Amém
Reverendo Jesué Francisco da Silva

Nenhum comentário: