quarta-feira, 8 de outubro de 2014

PALAVRA PASTORAL - AINDA SOBRE A IGREJA DE JESUS. (Ef. 4:12-16)




Minhas irmãs e meus irmãos mais uma vez venho a vocês para refletir sobre a Igreja de Jesus. Mas pastor! Sobre isso outra vez?! Sim sobre isso. Mas por quê? Porque sinto que a Igreja de Cristo corre muitos perigos neste mundo e nós, enquanto pastores estamos aqui para trabalhar bem a Igreja a fim de que a mesma não seja surpreendida naquele grande dia. Estou iniciando esta reflexão como o versículo 12, porém o assunto vem do versículo 7.  O versículo 11 fala sobre o porque enquanto pastores nós temos de trabalhar o nosso povo.
Bem então iniciemos pelo aperfeiçoamento, desempenho, conhecimento de Cristo e unidade da fé. Como Igreja nós temos de buscar o aperfeiçoamento constantemente. Aperfeiçoar é melhorar, sempre melhorar. Quando estamos a muito tempo em uma Igreja e não sofremos nenhuma mudança algo está errado. E com certeza não é por parte da Igreja e sim, de nós mesmos, e de nós mesmas. Temos que buscar a unidade da fé. Claro que temos pontos de vistas distintos uns dos outros ou das outras, porém mesmo assim devemos buscar viver a unidade de fé em Cristo. Ou seja, estarmos todos unidos em um mesmo ideal e com os olhos fixos em um mesmo Senhor. A nossa verdade comum é Jesus Cristo. Qualquer coisa que fira os princípios de Cristo e estiver contra a sua Igreja nós entramos na luta juntos para derrubar em nome de Jesus, mesmo que tenhamos que pagar um preço alto. Ele morreu por nós em uma cruz. Se quisermos ser uma Igreja verdadeira temos de ter pleno conhecimento de Cristo. Em outras palavras: Precisamos saber quem realmente é Jesus. Mas pastor! Estamos na Igreja e não sabemos quem é Jesus?! Em muitos casos sim. Até como Igrejas ensinamos coisas completamente fora dos princípios cristãos, com disse no Boletim de domingo passado. Conhecemos muito aquilo que dizem sobre Jesus, porém a Jesus mesmo nem sempre conhecemos para valer. Mas temos que desempenhar essas qualidades em nós como indivíduos e como Igreja. Desempenhar é mesmo que trabalhar, possibilitar o desenvolvimento dessas qualidades em nós. O texto em pauta usa, ao pleno conhecimento do Filho de Deus, perfeita varonilidade, (ser homens pra valer varões sérios, perfeitos) à medida da plenitude da estatura de Cisto. Cristo é o protótipo (modelo). Tudo isso para não sermos mais como meninos agitados pelo vento ao redor por todo vento de doutrina, pela a artimanha dos homens que induzem ao erro. Mas seguindo a verdade em amor cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo. O texto diz ainda que os ministros existem para que esse corpo que é a Igreja de Cristo seja bem ajustado e um membro ajudando ao outro pela justa cooperação de cada parte efetuando o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor.
Irmãs e irmãos queridos quando não vemos a Igreja se desenvolver é porque essas coisas não estão existindo em nós. Isso porque o resultado delas é o aumento, o crescimento. Falamos o tempo todo em disciplinado, mas sem ter isso na mente e na alma é o mesmo que dar murros no ar. Precisamos ruminar a Palavra de Deus e tê-la sempre presente em nós. Não há como ser um discipulador sem isso. Não como ganhar vidas para o Reino de Deus sem isso. Uma Igreja sem isso pode até aumentar o número de membros, ter cultos concorridos, mas é simplesmente um inchaço e inchaço é doença. Por isso nós apelamos ao povo de Deus para buscar o crescimento de todo o coração. Porém um crescimento embasado na Palavra do Senhor. Crescimento sólido, saudável e verdadeiro. Amém.


Reverendo. Josué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: