sexta-feira, 3 de outubro de 2014

PALAVRA PASTORAL: PASTOREI AS MINHAS OVELHAS E TOMAI CONTA DAS MINHAS OVELHAS. (Jo. 21:15-17.














Minhas irmãs e meus irmãos hoje eu gostaria de refletir com vocês sobre o tema acima, pois ele mexe com todos nós. O senhor Jesus está em uma conversa com Pedro muito séria e o fez na base de perguntas. Mas a coisa intrigante é que Jesus faz a mesma pergunta por três vezes. Note um pequeno detalhe. Na primeira vez Jesus ao ter a respsota positiva de Pdro, diz: Pastoreia (apascenta) as minhas ovelhas. Já nas duas vezes seguintes ao ter a mesma resposta positiva de Pedro Jesus usa o termo tama conta das minhas ovelhas. Queridas e queiridos sem entrar em discuções teológicas a respeito vamos pensar nos dois termos usados por Jesus. Apascentar as ovelhas e tomar conta das ovelhas. Na verdade dentro deste contexto as duas palavras são sinônimas. Pastorear ou apascentar é a mesma coisa de tomar conta. Quridas e queridos o exercício do pastorado consiste em como conseqüncia do amor a Cristo, cuidar bem do rebanho de Deus. Esse serviço é tão sério no Reino de Deus que o Senhor diz sobre o mesmo que aquele que cuida do rebanho não deve cuidar das coisas desta vida. Ou seja: O pastorado exclente para o Senhor deve ser de tempo integral. As coisas desta vida podem atrapalhar o tempo de cuidar do rebanho de Deus, podem distrair o pastor. Gosto muito dessas palavras, pois o rebanho do Senhor precisa de cuidados especiais. Apeasar de muitas vezes as ovelhinhas serem um pouco rebeldes elas são frágeis e precisam ser apascentadas com muito amor e carinho. Mas com o tempo esse relacionamento entre ovelhas e pastor/pastor e ovellhs passou por alguns problemas e sofreu desgastes que precisam ser reparados. Um deles e para mim o mais sério é que as ovelhas nem smpre tratam os seus pastores com amor, o mesmo amor que recebem deles. Não posso acreditar que um pastor chamado por Jesus Cristo para apascentar o rebanho queira algo que não seja bom para esse rebaanho. Um pastor verdadeiro (Chamdo pelo Senhor da Igreja) até quando erra o faz na tentativa de acertar. Mas ele é humano e por isso passivo de erros. Cabe às ovelhas aprenderam a ver os valores de seus pastores, amá-los e se colocaream à disposição deles para receberem orientações. Infelizmente ao não gostarem de algumas atitudes de seus pastores as ovelhas geralmente ficam Irritadas e geralmente começam a murmurar. Queridas e queridos isso é a ausência de amor. Mas existem pastores que não amam seus rebanhos. Nesse caso não servem para o cargo, pois essa foi a condição imposta por Jesus Cristo para o exercício do ministério pastoral. Existem naturalmente os pastores que não amam as suas ovelhas com certeza pela abservação da Palavra lida acima, não amam a Jesus. É muito triste ouvir de uma ovelha que saíu do aprisco a foi buscar comida em outro pasto e beber água em outra fonte quando o seu pastor estava com as mãos estendidas oferecendo a alimentação que elas necessitavam. Porque amava as suas ovelhas os pastores sabiam as necessidades de cada uma. Sabiam quais os pontos fortes e os pontos fracos de cada uma das ovelhas. Portanto ninguém melhor do que o pastor de um rebanho para saber quais as necesidades desse rebanho. Eu prego em outros rebanhos quando sou convidado e me sinto muito feliz. Mas sei que corro o risco de estar dando a alimentação errada por não conhecer aqueles rebanhos. Mas percebo que ao ministrar a outras avelhas elas se sentem melhor com a comida que recebem do pastor estranho. Quem sabe seja a variação do cardápio. Mas (aqui no Brasil especialmente) a melhor comida é o feijão com arroz do dia a dia. Percebo também que meu rebanho fica mais satisfeito quando ouve um pastor estranho ministrando. Naturalmente os motivos são os mesmos de quando ministro aos rebanhos de outras pastagens. Amadas e amados eu estou absolutamente seguro de que neste momento é necessario ser resgatado o amor dos pastores para com suas ovelhas e o amor, carinho e respeito das ovelhas para com seus pastores. Evitemos críticas destrutivas aos nossos pastores, oremos por eles porque foram colocados para nos apascentarem. Se eles (pastores) estiverem fazendo as coisas erradas vão com certeza prestar contas a Deus. Mas isso não dá às ovelhas o dierito de se rebelarem o tempo todo contra os seus pastores.
Graças a Deus estou pastoreando uma Igreja há muitos anos e, com raras exceções sou amado por essa Igreja. Porém até mesmo por aqueles que não se simpatizam comigo eu oro o tempo todo e lhes dou amor. Minha função é essa. Amar, amar e amar. Ministrar ao meu povo dondo-lhes segurança a alento nas horas incertas e inseguras da vida e, sobretudo mostrando-lhes o caminho que os leva a vida eterna com Deus. Resgatemos esse tipo de relacionamento pastor/ovelhas e haveremos de ver o que Deus pode e vai fazer em nossas Igrejas, famílias e em nosso trabalho de discipulado. Assim seremos pastoreados pelo nosso pastor e exerceremos o pastoreio uns aos outros, umas às outras. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: