sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

PALAVRA PASTORAL – DEUS EM CRISTO ATUALMENTE É PERDÃO (Jo. 8:1-11)







Meus irmãos e minhas irmãs eu gostaria de refletir com vocês sobre o texto acima. Mas antes vamos ver algumas coisas. O que fazemos quando alguém erra? Bom nós já temos uma concepção errada de pecado. Achamos que alguns tipos de pecados são piores do que outros. E não são. Pecado é pecado seja lá qual for o tipo. Infelizmente não pensamos assim. Mas é assim. Vejamos o texto em pauta. Jesus recebe a chamada “mulher pecadora” Realmente a Lei mandava que as tais fossem apedrejadas. Mas aqueles homens não estavam interessados na Lei e sim em colocar Jesus em dificuldades. Tanto que a mesma punição reservada a tais mulheres havia também sido reservada para os homens. Mas eles machistas que eram não levaram isso em consideração e só falaram sobre as mulheres. Mas Jesus não discutiu esses méritos com eles, pois sabia que nem um passaria no teste. Todos eram pecadores. Por isso não fala nada e começa a escrever com o dedo no chão.  Depois se levanta e diz: Aquele dentre vós que estiver sem pecado seja o primeiro a atirar pedra contra ela. Dizendo isso retornou a escrever no chão. Levantou-se novamente e só estavam a mulher e Ele. Então Jesus perguntou: Onde estão àqueles teus acusadores? Ninguém te condenou? A mulher respondeu ninguém Senhor. Jesus diz nem eu também te condeno. Vai e não peques mais.
Ainda é assim. Estamos cheios de pecados e julgamos os outros e os condenamos. Damos até a sentença em muitos casos. A questão é que em se tratando de nós mesmos nós somos generosos. Porém somos rigorosos em se tratando dos outros. No entanto precisamos nos lembrar  sempre de que Deus não pensa e nem age como nós mesmo diante de um pecador ou de uma pecadora. Para Jesus o que vem primeiro é o arrependimento e um coração contrito. Ele nem discute os pecados. Simplesmente perdoa. Não é assim na história do Filho pródigo? O pródigo começa a fazer o discurso que ensaiara e o Pai manda lhe vestir e colocar o anel da aliança reatada em seu dedo.
Eu não estou com isso fazendo apologia ao pecado. Porém estou dizendo que o amor de Deus para com o pecador é muito maior do que os seus pecados. A Bíblia diz “Eu perdoarei as tuas inequidades e delas não mais me lembrarei diz o Senhor”. A um dos que morriam na Cruz ao lado de Jesus, o Dimas logo que diz: “Senhor lembra-te mim quando entrares no teu paraíso” Jesus lhe diz: “Hoje mesmo estarás comigo no paraíso”. E foi o que aconteceu. Os dois partiram naquele dia. Vejam Jesus não discutiu a vida pregressa do Dimas. Simplesmente viu o seu coração arrependido e o perdoou imediatamente. Queridos e queridas haverá um dia em que Jesus será juiz, mas hoje Ele é nosso advogado e defende com garra as nossas causas diante do Pai.
Conhecer a Jesus para mim é ter pleno conhecimento desse amor e também vivê-lo, praticá-lo. Aliás, o Mestre diz que o grande mandamento é este: Amar. Amar a Deus sobre tudo e depois ao nosso próximo como a nós mesmos.
Meus amados e minhas amadas quantas vezes deixamos o nosso eclesiologismo e as estruturas de nossas Igrejas sufocarem ao amor de Deus em nossos corações. Especialmente nós que dirigimos a Igreja desde a Igreja Local até a Regional e Geral quantas colocamos diante de uma situação onde o amor deveria falar uma Lei que inventamos. Essa Lei fala mais alto do que o amor de Cristo em nossos corações. Que pena! Falamos tanto, mas o nosso discurso chega a soar falso diante de nosso agir.
Irmãos e irmãs vamos nos espelhar em Cristo. Quando ele teve de fazer escolha entre um item legal e a pessoa sempre ficou com a pessoa e a sua necessidade. E nós? Ele fazia e faz isso porque ama as pessoas e não as instituições. O sábado foi feito por causa do homem e não o homem por causa do sábado.  Que o grande amor de Cristo, que perdoa que sempre acolhe encha os nossos corações e mentes. Amém.
Reverendo Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: