quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

PASTORAL: QUEM DEZEM OS HOMENS QUE EU SOU? – Mat. 16:13-20.









Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre a pessoa de Jesus.
Durantes muitos anos no início da Igreja Cristã houve muitas discussões em torno desse assunto. Em alguns tempos eram dadas umas ênfases, mas em outros eram dadas outras ênfases sobre a pessoa de Jesus. A pergunta era sempre a mesma: Quem é Jesus? É homem? É Espírito? É Deus? Porém as mais freqüentes eram: Jesus é homem? Ou, Jesus é Deus? Jesus é a mistura das duas coisas? A Igreja começou a realizar Concílios e mais concílios para discutir a questão e chegar ao consenso de quem seria mesmo, a pessoa maravilhosa de Jesus. Muitos Concílios existiram, mas dois deles merecem destaque para a nossa fé cristã. O Concílio Niceno realizado na cidade de Nicéia no ano 381 AD. Esse chegou à conclusão de que Jesus era Deus. Porém não cuidou muito para afirmar a humanidade em Jesus e algum tempo depois a Igreja passou a afirmar a deidade em Cristo e perdeu a visão da humanidade dele ou nele. Isso obviamente levou a fé cristã a um ponto crítico e perigoso, pois sem ser homem o sacrifício vicário de Cristo desapareceria e sem sacrifício vicário não haveria remição de pecados, isto porque sem morte não haveria essa remissão e somente o homem poderia morrer. E agora? Como estava Igreja? Como desvendar o problema? Surgem mais concílios, mas nem um resolvia a situação. Até que surgiu o Concílio calcedônio na cidade de Calcedônia.  Esse depois de muitas discussões chegou a seguinte posição a qual seguimos até hoje. Isso aconteceu no ano, 451 AD. Eis a conclusão: Jesus é verdadeiramente Deus e verdadeiramente homem. As duas naturezas em Cristo subsistem sem uma tomar o lugar da outra e ao mesmo tempo não se misturam (não se confundem) e nem se separam. Portanto Jesus é Deus mesmo. Mas também é homem de verdade. Um mistério. Nasceu, viveu, morreu e   ressuscitou. Tudo isso aconteceu de verdade e não foi apenas aparência. Não foi um “faz de contas”. Deus estava em Cristo reconciliando consigo mesmo o mundo. (II Cor. 5:19) Essa definição da pessoa de Jesus  colocou a Igreja  na posição que ainda está até o presente momento e eu creio que não exista outra mais perfeita e que melhor defina quem é Jesus Cristo. Gostaria de voltar ao texto bíblico do início desta mensagem e à pergunta de Jesus com a resposta de Pedro. Jesus pergunta: Quem, dizem os homens que eu sou? Os discípulos começaram a divagar. Bem Uns dizem que isso, outros dizem que é aquilo, etc. etc. Então Jesus pergunta: E vós? Pedro responde: Tu és o Cristo o Filho do Deus Altíssimo. Jesus então lhe diz: bem-aventurado és Simão filho de Jonas porque não foi a carne nem o sangue que to revelou mas meu Pai que está nos Céus. Por isso concluímos que para conhecer quem Jesus realmente é somente pela revelação de Deus. Por teoria só isso não é possível.  Somente por filosofia e teologia isso também não é possível. Mas somente quando o Pai revela através do Espírito Santo. Existem muitas pessoas e muitas Igrejas dizendo conhecerem a Jesus. Mas por seus atos percebemos algo errado. Provavelmente até pensam que realmente sabem quem é Jesus. Mas não responderiam corretamente a pergunta feita pelo mestre. Sem estarem cheios do Espírito Santo.
Que Deus nos ajude para que realmente conheçamos a Jesus. Pois isso nos dá condições de viver o genuíno evangelho da Graça e Deus e  responder como Pedro respondeu; Tu és o Filho do Deus Altíssimo. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva

Nenhum comentário: