quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

PALAVRA PASTORAL - QUANDO PODEMOS DAR GRAÇA E DEUS POR UUMA IGREJA? (II TESS. 1:3 E 4)





Minhas irmãs e meus irmãos hoje
eu gostara de meditar com vocês sobre quando podemos dar graças a Deu por uma Igreja. Quando e para que? No texto em pauta lemos Paulo falando que sempre haveriam da dar graças a Deus pela Igreja de Tessalônica. Paulo Havia iniciado os trabalhos  dessa Igreja e por isso conhecia muito bem o comportamento da Igreja naquela cidade. Era uma Igreja maravilhosa. Olhando assim chega perto da perfeição. Parece ser o que o Senhor Jesus chama da Igreja com muito prazer. Então vejamos o que faziam. Como era o comportamento daquela Igreja. A Igreja tinha fé e estava crescendo cada vez mais. Ora, isso levava Paulo e seus companheiros a darem sempre graças a Deus. Tem muita gente que pensa que a fé é algo estático e que não precisa ser acrescentada. Mas os próprios discípulos uma vez pediram: Mestre aumenta-nos a fé. Em Romanos, capítulo doze Paulo usa a expressão, segundo a medida da fé. Ora, se tem medida é porque tem quantidade. Por isso aqui Paulo está dizendo aumentado cada vez mais. Esse era uns dos motivos da alegria de Paulo e de suas ações de Graças a Deus por aquele povo. Mas por fé nem sempre a Bíblia fala se referindo a crer, mas o desenvolvimento da salvação em Cristo, pois crer significava aceitar e crer em Cristo.

Era esse desenvolvimento que estava acontecendo na Igreja de Tessalônica. Eles não ficaram parados onde aceitaram a Cristo, mas estavam desenvolvendo isso e forma de crescimento. Qual é o pastor que não dá graças a Deus por isso? Isso é maravilhoso. As pessoas creem e continuam crescendo espiritualmente. E tem de ser assim. A salvação é dinâmica. Ela não fica onde iniciou mas cresce, desenvolve. A pessoa em cuja vida a salvação não se desenvolve fica criança espiritual o tempo todo e jamais amadurece. Sempre precisa de se alimentar com leitinho e não pode comer comida sólida. Aumentar a fé significa crescer na graça de Cristo um dia recebida. Por isso Paulo e os seus davam graças a Deus pela Igreja de Tessalônica.
Um outro motivo pelo qual Paulo dava Graças a Deus por aquela Igreja era o amor que tinham uns elos outros cada vez mais. Esse sentimento de amor também crescia na Igreja de Tessalônica. Paulo diz esse amor está crescendo cada vez mais. Ou seja: se tornando maior. Eu pergunto novamente: Qual é o pastor que não dá Graças a Deus por uma Igreja assim? Essa era a Igreja ideal e com certeza ainda é em nossos dias. O comportamento de nosso povo muitas vezes nos leva a chorar nesse quesito. Olhamos e vemos  muita falta de amor. Falta de respeito e consideração entre o povo de Deus e ficamos pensando: Meu Deus! Como será naquele dia! Eu ami o meu irmão como deveria? Eu amei o meu pastor ou pastora como deveria? Meu Deus! E as palavras desairosas que eu pronunciei contra eles ou elas?! Temos que suplicar agora, as misericórdias de Deus e pedir perdão. Naquele dia não vai mais dar tempo para isso. Tem de ser agora. Muitas coisas boas não acontecem nas Igrejas e muitas coisas ruins acontecem por falta de amor uns com os outros. Sim pense no que e onde a falta de amor pode nos levar.
Por isso Paulo diz: Nas Igreja falamos com orgulho de vocês. Que maravilha irmãs e irmãs. É maravilhoso quando um pastor pode falar com orgulho em outras Igrejas sobre o comportamento da sua comunidade. Mas... Quantos podem fazer isso? E se não podem precisam começar  a ter condições já. Paulo ainda diz: Pela a fé e paciência que vocês mostram no meio de  todas as perseguições e sofrimentos. Sou Gato Deus por vocês. Queridos sejamos uma Igreja de Tessalônica e que todo os nossos dirigentes possam se orgulhar de nós e dizer: Graças a Deus pelo vida cristã genuína daquele povo. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: