domingo, 8 de fevereiro de 2015

PALAVRA PASTORAL – A COMUNHÃO É NECESSÁRIA NA IGREJA DE JESUS. (At. 4:32).








Minha irmãs e meus irmãos hoje eu gostaria de meditar com vocês mais uma vez, sim porque acredito já ter feito isso em outras acasiões, sobre a grande necessidade da Igreja de Cristo buscar viver em comunhão. Ou seja: Trabalhar para que a nosso vida seja uma vida realmentas juntos. Não somente do ponto de vista físico, mas juntos em ideias, em objetivos, em propósitos, no trabalho pela causa do Senhor, na esperança, na alegria, mas também na dor e na tristeza. Precisamos estar ealmente juntos. Penso que o grande obstáculo a isso reside no fato da consepção errada de “juntos” que temos em nossas mentes e em nossa cultoura.. Quando pronunciamos a palavra juntos nos vem a mente o estarmos perto uns dos outros fisicmente. Mas a palavra “perto” tambem pode ter a mesma conotação de “juntos” dependendo do contexto. E em nosso contexto de hoje as duas palavras são exatemente iguais.
Porém minhas irmãs e meus irmãos é preciso que aprendamos alguns princípios para podermos realmente viver juntos. Amós com sabedoria diz: poderão dois anadr juntos sem que haja entre eles acordo? (Amós, 3:3) É claro que a respsota implíssita é não. Não tem como anadar junto com o outro sem haver acordo com ele. E o que seria esse acordo? Seria o sentar juntos, planejar os prós e os contras de uma ação conjunta, discutir as vantagens e as desvantagens de alguma atitude a ser tomada, juntos. Mesmos tendo o vício depensar “juntos” sempre no sentido físico eu estou falanado de “juntos” no seu sentido amplo. Pode ser físico também, mas dependendo do que eu devo estar junto com o meus irmãos ou as minhas irmãs pode ser ideológicamente, na camihada do Reino de Deus, nas decisões da Igreja de Cristo, no seguir a Cristo. Pois devemos perceber que não existem vários caminhos, mas somente um caminho. Não tem como eu caminhar com Jesus por um caminhho e você por outro. A essa altura eu pergunto: Não seria essa a razão de tantas confusões entre as Igrejas Cristãs? Será que tem havido acordo entre nós crsitãos e cristãs a respeito de Jesus? Ou cada um ou cada grupo tem o seu “Jesus”? Parece que a coisa é mais ou menos assim. Até mesmo na pescaria em aquários alheios, Ou seja, tirar membros de outras Igrejas A gente escuta o seguinte: Vem para cá porque aqui há o poder de Deus sendo derramedo. Aqui as pessoas são curadas, Aqui isso e aqui aquilo, etc. Minhas irmãs e meus irmãos que coisa desastrosa! Pergunto novamente: Podemos dizer que os cristãos e as cristãs estão de acordo? Realmente podemos? Se formos sinceros na resposta teremos que dizer não. Assim podemos atribuir aos nosssos fracaços na evangelização, no discipulado a nossa falta de comunhão. Não há comunhão. E eu falei no geral. Mas até dentro de uma mesma congregação não existe acordo e por isso muitas vezes um projeto tão lindo e tão promissor emperra e a Igreja patina e não sai do lugar. É claro. Como iremos a algum lugar juntos sem acordo entro nós e os nossos irmãos. Eu chamaria a isso de comunhão. É lamentável, mas dentro de uma Igreja muitas vezes estamos em guerra uns com os outros. E estamos smepre procurando os culpados. Nunca os encontramos sem ficarmos diante de um espelho. Se fizermos isso acharemos quem são os culpados.
Amados precisamos mudar nossa postrura cristã. Precisamos realmente nos convencer de que sem comunhão não seremos Igreja e sim somente um grupo. Mas o Senhor Jesus quer a sua Igreja testemunhado o seu nome e fazendo discípulos e discípulas
Atentemos para o vercículo de atos, 4:32ª e vamos ver como eram os cristãos e cristãs primitivos e primitivas. Como eles e elas viviam? Pois bem. É esse o tipo de vida que ainda precismos viver enquanto Igreja de Jesus nesnte mundo tão dividido e marcado pelas guerras. Precisamos viver em paz com todos e com todas. Para isso cada um de nós tem de sacrificar um pouco mais o seu “eu” e se voltar um pouca mias para aoutra ou o outra. Nesse processo temos de anular o que mais nos atrapalha que é o nosso “eu” e nos render a Cristo talmente. Amém.
Rev. Jesué Francisco da silva.  

Nenhum comentário: