quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

PALAVRA PASTORAL – ISRAEL O PONTO DE ATENÇÃO DO MUNDO.


 
 
Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês hoje sobre Israel. Fala-se muito em Israel, mas medita-se pouco sobre o seu significado para o mundo enquanto referencial. Na verdade Israel é um povo referência da relação de Deus com os homens e com o mundo. Sempre é bom lembrar que Jesus o Filho do Deus
 
Altíssimo era desse povo. As maiores referências bíblicas são desse povo. O tão famoso monte Sião está localizado em Israel, Jerusalém é a capital de Israel e é também, a Capital dos salvos na eternidade segundo A Bíblia. Na visão do Apocalipse capítulo 21 a nova Jerusalém desce dos Céus ataviada como a noiva para o seu noivo.  Indiscutivelmente Israel é a referência do povo de Deus e seu relacionamento com esse povo. Não há como pensar em povo de Deus sem pensar em Israel. Sabemos que Jesus ao retornar para estabelecer seu Reino neste mundo juntamente com sua amada Igreja, vai tocar o monte Sião.
Mas vocês estariam me questionando: Pastor por que Israel não reconhece a Jesus e ainda estão esperando o messias? Orgulho. Esse povo sempre foi rebelde apesar de ser o povo de Deus. Geralmente vemos Israel nas mãos dos seus inimigos por conta de sua rebeldia. Sempre vemos Deus questionando a Israel e lhe chamando a atenção por causa de sua rebeldia. Quanto ao orgulho eu diria que Israel esperava um messias poderoso do ponto de vista humano. Isso porque ele (Israel) estava dominado por Roma e gostaria de ver um Rei que viesse para destruir os Romanos. Mas os valores de Deus e de seu Reino são outros. Jesus não veio para guerrear nesses termos. Sua guerra é contra o pecado e a decadência moral do mundo. Jesus Não veio como um príncipe deitado em berço de ouro e nem com um grande exército ou um poderio político e humano. Jesus veio humilde. Jesus veio pobre. Aí então os Judeus não o aceitaram como sendo o messias prometido. Mas isso também já começa a mudar e muitos judeus já são cristãos e estão seguros de que Jesus o Nazareno é o Messias prometido.
Ao olharmos para a fala de Deus por meio do profeta Oséias e muitas outras mais ou menos iguais, nós vemos um lamento de Deus ao ter que castigar a Israel pelo seu pecado. Israel pecava se tornava idólatra e isso machucava ao Senhor. Aqui nós vemos tal vez o maior castigo para Israel que foi sua dispersão pelo mundo todo. Israel viveu desde aqueles tampos até 1948 sem pátria. Viveu peregrino em terras estranhas. Mas como Deus é fiel em suas promessas e prometeu que Israel voltaria e ele realmente voltou. Porém mais uma coisa nos chama a atenção nesse retorno. Deus disse que nos últimos dias Israel voltaria. Vejamos, nos últimos dias. Isso significa que desde 1948 estamos no tempo do fim. Em os livros de Sofonias, 3:20; Jeremias, 29:14; Jeremias 30:3 e vindo para o Novo Testamento em Mt. 24:6-8  neste lemos de guerras e rumores de guerras. O Livro de Ezequiel capítulos 37 ao capítulo 39 afirma o que estamos dizendo sobre os fins dos tempos e a volta de Israel à sua terra. O que estamos vendo naquele velho mundo? Há guerras? Rumores de guerra? Sem a menos dúvida, sim. Então devemos continuar de olho no que acontece entre Israel e o resto do mundo árabe, na proteção que Israel recebe também dos Estados Unidos uma grande potencia que é sem dúvida uma obra da mão de Deus até que seu povo se converta ou então esteja pronto para a volta do Messias porque naquele dia todos vão dizer inclusive Israel, que Jesus é o Senhor. Toda língua confessará isso. Aleluia! Vendo e estudando isso eu e vocês podemos ficar esperando a volta de Cristo a qualquer momento.  É claro que em termos de história algumas centenas de anos é igual a nada. De qualquer maneira nós podemos dizer que desde 1948 já passaram uns bons e consideráveis anos
Outras coisas nos chamam a atenção. Mas o que se passa com Israel deve ser levado em conta por todos quantos estudam a escatologia bíblica.
Queridos irmãos e irmãs, ao observarmos o desenvolvimento tecnológico, por exemplo, percebemos que se cumpre a Palavra de Deus que prevê aumento da ciência como anúncio do fim dos tempos. (Daniel, 12:4;). Portanto meus irmãos e minhas irmãs tudo o que estamos vendo são dicas de que o tempo do fim se aproxima. As pessoas andando de um lado para o outro como se estivesse sempre à procura de coisas novas. E estão mesmo. E a gente vê no mundo consumista esse aumento da ciência se multiplicando assustadoramente. Você compra um automóvel agora e daqui alguns meses ele já estará ultrapassado pelas novidades que surgem no mercado. Um telefone, etc. Na medicina há novas descobertas todos os dias. A ciência não para de crescer. Tudo isso são sinais do fim. E a decadência moral? Em todos os meios, políticos, familiares e até mesmo dentro de nossas Igrejas.
Irmãos e irmãs estejam todos preparados porque o fim se aproxima. Mas a Bíblia diz que nós aguardamos novos céus e novas terras. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.
 
 
 

Nenhum comentário: