domingo, 20 de março de 2016

PALAVRA PASTORAL: O ESPÍRITO SANTO INTERCEDE POR NÓS. (Rom. 8:26 e 27)







Irmãos e irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre o tema acima. Acho que ele tem para nós uma grande relevância, pois é uma grande verdade. Não que outras partes da Bíblia não o sejam, mas por verdade estou dizendo que é assim mesmo que acontece e que todos nós indistintamente precisamos dessa intercessão do Espírito. Somos frágeis e muitas vezes o sofrimento vem e nos abate. Por isso a Palavra diz: abatidos, mas não vencidos (destruídos). Sempre tenho chamado a atenção para isso e volto a fazê-lo aqui nesta meditação. É sobre a questão da teologia triunfalista que prega: O cristão não sofre. A Bíblia diz exatamente o contrário quando o próprio Jesus diz: “No mundo passais por aflições. Mas tende bom ânimo. Eu venci o mundo”. (João dezesseis, dezesseis a trinta e três). No Brasil atual estamos vivendo a pior crise em vinte e cinco anos. Mas existem muitos pregadores até ensinado as pessoas a decorarem a frase: O Cristão não tem crise. O cristão tem Cristo. Eu posso lhes afirmar à luz da Bíblia que o cristão tem Cristo, mas pode também ter crise. Sempre tenho afirmado que Deus pode não nos livrar do problema, mas livra-nos no problema. Aleluia! Foi assim com o jovem Daniel e seus amigos no império babilônico. Daniel não foi comido pelos leões e seus três amigos não foram queimados quando atirados na fornalha ardente aumentada sete vezes mais do que o normal. Mas a Bíblia diz que havia um quarto homem andando com eles dentro da fornalha. Irmãos e irmãs esse quarto homem era Deus que tendo deixado que os rapazes fossem lançados na fornalha, pula La dentro e os livra na fornalha. A isso eu entendo por Deus agindo, não livrando do, mas no problema. Aleluia! Ana orou com espírito atribulado. Havia muita angústia e tristeza em seu coração. Angustiada falava somente com Deus, pois só mexia os lábios e não saía nenhuma voz de sua boca. (Primeiro Samuel, um verso quinze). Deus esteve com Ana na sua angústia e ouviu o seu clamor, sua oração. Mas ela passou por angústia. Como era humilhada uma mulher que não podia ter filhos naqueles tempos! A Palavra diz que Deus abriu a madre de Ana que não somente teve a Samuel, mas teve outros filhos. Como Deus é maravilhoso! Eu reafirmo, Ele livra no problema, na angústia, na aflição. Mas livra. Por isso eu disse acima que de acordo com a Bíblia estou seguro de que podemos sim passar por aflições. A diferença é que Deus está conosco. Que diferença! Não pregamos uma teologia triunfalista que afirma que não sofremos mas pregamos a teologia que afirma a presença de Deus conosco mesmo nos piores momentos e nos piores sofrimentos. Então meus irmãos e minhas irmãs tem crise para mim e para vocês sim. Com tem! Mas Deus está conosco na crise. A diferença é esta. Não que não existe a crise para nós, mas existe um Deus que está sempre presente. Com ele nós vencemos a crise porque Ele já venceu tudo por nós. Glórias sejam dadas ao seu santo nome!
Eu tenho certeza de que ao ler esta meditação muitos estarão passando por dificuldades. Sei também que são servos e servas de Deus, e mesmo assim estão em situação difícil. Mas sei ainda que podem ficar seguros ou seguras porque Deus não perde o controle de nada. Por isso meu irmão ou minha irmã, mesmo estando em aflição meu apelo a vocês é o descanso nas poderosas mãos de Deus. Ele tem o mundo nas palmas de suas mãos. Ele não é um deus ele é simplesmente Deus. Ele é o Todo-poderoso. Sofremos sim. Mas Deus está conosco. Amém.
Reverendo Jesué Francisco da Silva

Nenhum comentário: