quinta-feira, 31 de março de 2016

PASTORAL: IDE E PREGAI O EAVANGELHO. (Mac. 16: 14-18)
















Meus irmãos e minhas irmãs meditemos meditar um pouco sobre isso? O que vocês acham? Eu acho uma boa idéia. Temos falado o tempo todo sobre uma Igreja discipuladora e que esse trabalho é vital para a Igreja de Cristo. Temos falado sobre células, estudado sobre isso o tempo todo, participado de encontros e congressos sobre discipulado, etc. Mas as perguntas que não querem calar são: Estamos realmente engajados nessa obra? Quantas vidas cada um de nós realmente ganhou este ano? Estamos conquistando almas para Cristo? Estamos fazendo a diferença? Estamos fazendo discípulos e discipulas? O trabalho em células realmente pegou em todas as nossas Igrejas? Porque quando falamos sobre isso há sempre alguém com espírito crítico e com mais dúvidas do que certezas? Isso é não é uma ordem de Jesus? Então qual o problema? Temos que fazer ou estamos fora de um princípio preestabelecido por Cristo. Queridos eu tenho notado ao longo desse processo que o problema é quanto à forma. Vemos muitas Igrejas resistindo simplesmente pela forma. Sabem que é necessário fazer discípulos e discípulas, mas têm uma forma antiga que já está superada, porém não têm coragem de abrir mão dela para adotar uma forma nova de ganhar vidas para Cristo. O resultado está aí. Quantas Igrejas antigas sem gente nova, sem jovens vindo, sem adultos comprometidos com o Reino de Deus!
É preciso perceber que mesmo estando bem intencionados a maneira que temos para evangelizar não funciona com eficiência mais. O mundo mudou. Os conceitos mudaram. O Evangelho é o mesmo, porém precisa encontrar formas novas de ser anunciado. Acompanho as Igrejas. Passo dizer com segurança que as igrejas onde o discipulado está se desenvolvendo com grande eficiência são aquelas Igrejas que já estavam livres de certos vícios antigos. Ou são Igrejas livres disso ou são Igrejas novas que nunca os tiveram. Nessas Igrejas o discipulado cresce e vidas são alcançadas pela graça de Deus. Estamos na era tecnológica e tem pessoas que se orgulham de não saberem nada sobre isso. Mas não entram na tecnologia e nem fazem à moda antiga. Até porque muitas vezes nem é mais aceita ou é muito limitada em um mundo que anda tão veloz. É claro que não podemos engolir tudo o que a tecnologia oferece. Mas Deus nos deu inteligência e sabedoria para filtrarmos e retermos o que é bom. Enquanto alguns grupos crescem usando as mídias outros têm alergia à mídia e estão parados no tempo. Pensando ainda em manuscritos, máquinas de escrever e tal. Mas o pior não é isso e sim os conceitos ultrapassados que não desgrudam das mentes das pessoas. Por isso se tornam avessas ao novo e preconceituosamente não buscam novas informações e passam o tempo todo só fazendo críticas. Mas não crescem. Não buscam novas vidas para a Igreja de Cristo. Estamos muito atrasados na Igreja de dons e ministérios por causa disso. Infelizmente se caminharmos com a lentidão e falta de vontade que estamos vendo na maioria de nossas comunidades, daqui há vinte anos estaremos lamentando o atraso da Igreja de grupos pequenos para crescer em número de membros e salvar vidas.
Jesus nos mandou ir e pregar. Mas ele também nos capacitou para isso. Mandou pregar, expulsar demônios, curar enfermos, etc. Mesmo assim estamos ainda tão tímidos. Temos medo de nos lançarmos à obra do Senhor. Irmãos e irmãs O Senhor garante. Ele nos honra. A obra é dele como dele também é a ordem para irmos a pregar o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. Mas temos que pregar.
Eu disse atrás que as coisas mudaram. Disse também que o evangelho não mudou. Digo agora que nem o ser humano mudou. Suas necessidades são as mesmas. O que mudou e mudou muito foi a maneira de fazermos com que as pessoas se sintam atraídas para aceitarem a Jesus. Uma dessas maneiras é o trabalho em pequenos grupos caseiros de discipulado.
Abramos mão do velho e aceitemos o novo sem medo. Participemos dessa nova maneira de divulgar o evangelho de Cristo. Grupos pequenos em casas das famílias da Igreja. O que tem acontecido em Igrejas tradicionais e resistentes? Os pastores falam, falam e apelam, apelam e ninguém abre sua casa para isso. Ninguém toma a iniciativa de entrar nesse trabalho e quando o fazem o fazem tão friamente. Estão aí. Esperando um milagre acontecer. Mas o milagre será a salvação das vidas após ouvirem a Palavra de Deus. A Bíblia diz: A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus. Para isso é urgente que redescubramos novos métodos e novas maneiras de fazer discípulos e discípulas. Hoje nós temos este, que são os grupos pequenos. Amanhã serão outras. Deus é criativo e nós também precisamos ser. Quem não for criativo perde espaço na dinâmica da história.
Deixemos de pensar naquilo que funcionou bem, mas que não funciona mais e façamos a mesma coisa de maneira diferente e mais atraente agora. Cumpramos a ordem de Jesus e anunciemos o evangelho. Gostaria de terminar perguntado: Quantas críticas vocês fizeram à Igreja em 2015? E já começaram 2016 fazendo-as novamente? Quantas sugestões vocês têm dado para a Igreja melhorar e crescer? Têm ou não têm? Mas quantas pessoas vocês ganharam para Jesus? O quê vocês fizeram para o crescimento da Igreja? Quais foram as suas parcelas de contribuições para o bom desenvolvimento da Obra de Deus confiada a nós neste lugar?
Queridos e queridas saiamos da zona de conforto abracemos o trabalho do Senhor. Critiquemos menos, demos menos sugestões e tenhamos mais ações concretas. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva

Nenhum comentário: