quinta-feira, 13 de março de 2014

PALAVRA PASTORAL – DEPENDEMOS UNS DOS OUTROS PARA CRESCER COMO IGREJA. (Ef. 4:15-16)

Crescimento da Igreja é o tema do momento. Não temos dúvidas quanto a isso. Mas temos procurado orientar o nosso povo sobre quais são as coisas que temos de que ver a aprender para crescermos com saúde total. Hoje estaremos pesando mais uma vez sobre isso. Vamos ao texto bíblico citado acima. Mas seguindo a verdade. Quantas vezes não seguimos a verdade, mas as “nossas verdades” O texto diz: Seguindo a verdade em amor. Então não temos alternativa a não ser seguir a verdade em amor. Em João capítulo 14:6 lemos Jesus dizendo: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim”. Vejam Jesus não é uma das verdades e sim a verdade. Logo para trabalharmos o crescimento da Igreja temos de nos espelhar em Jesus. Ele é o nosso protótipo. Vejamos como Jesus amava como perdoava como acolhia o que Ele aceitava e o que não aceitava. Vejamos sua vida de oração, de comunhão com o Pai. Vejamos como Jesus reagia diante das situações, como reagiu às tentações. Seguindo esse modelo com certeza estaremos no caminho certo rumo ao crescimento da Igreja. “De quem todo o corpo bem ajustado e consolidado...“ Muitas vezes até temos alguns espasmos de crescimento. Mas paramos ali à frente. Qual a razão disso? Por quê? Com certeza trabalhamos desajustados. Cada um quer fazer as coisas segundo que pensa estar certo e não leva em consideração o que o outro ou outra pensa ou faz. Isso é evidência de nossos desajustes. Então precisamos de nos ajustar. Sem esses acertos cada um corre para um lado e a Igreja de Cristo não pode chegar a lugar algum e com isso não cresce. E eu estou falando de crescimento integral, em santidade, em comunhão com Deus e o próximo, em amor, alegria da salvação, serviço e numérico, vindo atrás o crescimento financeiro. Mas temos de observar esta ordem para crescermos saudáveis. Vejam a seqüência do texto: ... Pelo auxilio de toda junta segundo a justa cooperação de cada parte,  efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor”  Auxílio de toda junta. Eu não sei ao certo. Mas em nossos  corpos percebemos que existem muitas juntas. Sabemos ainda que sem essas juntas não teríamos condições para nos movimentarmos. No entanto é necessário que cada uma dessas juntas cooperem para com o corpo. Caso contrário haverá dores horríveis e nossos corpos funcionarão mal. Isso acontece em nossa Igrejas. Em muitos casos algumas juntas não auxiliam as demais causando danos ao resto do corpo e evidentemente um corpo assim não pode aumentar. Se estivermos percebendo isso em nosso meio temos que corrigir logo, pois estamos em processo de crescimento e nada poderá atrapalhar a isso. Finalmente o texto menciona a palavra edificação. Edificação é construção. Eu tenho sempre afirmado em minhas falas que fazer discípulos e discípulas é o mesmo que construirmos o Reino de Deus.
Todos querem o crescimento da obra. Então observemos bem este texto da Palavra de Deus. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva

Nenhum comentário: