sexta-feira, 21 de março de 2014

PALAVRA PASTORAL: A QUEM ESTAMOS SERVINDO NA IGREJA? (Jo. 13:1-20)


Meus irmãos e minhas irmãs hoje nós estaremos refletindo sobre quem estamos servindo na Igreja. Creio que a partir dessa descoberta estaremos identificando muitas coisas que atrapalham a nossa caminhada enquanto Igreja de Cristo. Pois bem. Tentemos então ver algumas coisas nesse sentido. Sabemos que se Fôssemos perguntar aos membros das Igrejas evangélicas de um modo geral a resposta com certeza seria: Estamos servindo a Jesus Cristo. Teoricamente estaria correta. Pois isso é realmente o que todos nós deveríamos estar fazendo e é o que o Senhor Jesus espera de cada um. Mas eu insisto em perguntar: Estamos mesmo servindo a Jesus Cristo? Mas pastor se nós estamos na Igreja e não estamos servindo a Jesus Cristo a quem estamos servindo? O que estamos fazendo? Eu também tenho perguntado: O que estamos fazendo? Queridos e queridas basta olharmos para o nosso comportamento e vamos perceber que a Igreja não é nossa prioridade. Tanto não é que a trocamos por qualquer programa. Sim uma estada no Rancho no dia e hora de culto, etc. etc. Mas pastor o senhor tem alguma coisa contra ir ao rancho? É claro que não. Eu disse trocar a programação da Igreja por isso. É muito diferente, pois evidencia que a Igreja não é a nossa prioridade e isso é gravíssimo. Mas voltemos à pergunta inicial: A quem estamos servindo na Igreja? Eu diria que na grande maioria das vezes estamos servindo-nos a nós mesmos. As coisas têm de ser do jeito que gostamos não importa se Deus gosta ou não. É impressionante como até achamos que o nosso jeito, o nosso gosto é o que Deus quer e gosta. Arranjamos uma maneira de enquadrar Deus naquilo que nós queremos que seja ou do jeito que nós queremos que as coisas sejam feitas.

Quando não é feito da forma como gostamos e queremos nos transformamos em terríveis murmuradores ou murmuradoras. Ora se estivéssemos servindo a Cristo procuraríamos descobrir o que agrada ao Mestre e não aquilo com o que nos sentíssemos bem. Por isso eu não tenho o menor problema ao afirmar que na maioria das vezes estamos na Igreja procurando servir-nos a nós mesmos. Na minha humilde visão isso é traição ao Senhor de Igreja, Jesus Cristo. Ele sendo o Mestre e Senhor disse que não veio para ser servido, mas para servir. Examine o texto em puta e veja o comportamento de Jesus Cristo nesse sentido. Naquela época o ato de levar os pés de seus senhores era uma tarefa reservada aos escravos, servos. Quando seus donos (senhores) chegavam a casa os criados colocavam uma bacia com água e lavava-lhes os pés. Foi exatamente por isso que Jesus toma a iniciativa de lavar os pés dos discípulos, deixando clara a lição de quem é o e o que faz um “Senhor” (chefe) no Reino de Deus. Também foi por isso que Pedro reage não querendo inicialmente aceitar que Jesus lave seus pés. Esta é a lição do lava-pés na perspectiva do discipulado. Na Igreja o maior é aquele que serve. Pedro somente aceitou que até as mãos e a cabeça fossem lavados por Jesus depois que Jesus lhe disse: Aquele de quem eu não lavar os pés não terá parte comigo.

Irmãos e irmãs esse texto nos mostra que estamos na Igreja para servir. Essa é a nossa missão: Servir. Todas as pessoas que estão na Igreja com outra visão não estão a serviço do Reino de Deus e aí começa a busca por ser serem servidas e do jeito que gostariam  que fosse feito.

Estou seguro de que temos de mudar a nossa visão sobre a Igreja de Cristo e nos colocarmos aqui como servos uns dos outros, umas das outras. Por isso descobrimos, ou melhor: redescobrimos que fazer discípulos somente é possível por meio de um relacionamento que implica em servir ao outro (a). Lembramos que Jesus tinha as multidões e os discípulos. Ou seja, doze, depois setenta de dois em dois. E foi aos pés desses discípulos que Jesus lavou. Fazer discípulos e discípulas é serviço. Os outros são meus alvos e não os meus próprios interesses. Eu sou de Cristo e tal qual o meu Cristo eu quero em amor ganhar outros servindo. Amém.

Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: