quinta-feira, 27 de março de 2014

PALAVRA PASTORAL – E CONHECEREIS A VERDADE E... (Jo. 8:32).


Meus irmãos e minhas irmãs hoje em dia nós vivemos um momento em que existem muitas coisas passando por verdade, porém não o são. Mas o que mais me impresiona é a confusão que exise entra verde e mentira embora as duas coisas sejam totalmente opostas entre si. Mas se são opostas então não deveria haver nenhuma confusão entre as duas. Em princípio sim. Mas na prática não. Para início de raciocínio vem a filosofia dizendo que tudo é relativo. E nessa raltivisação a verdade e a mentira também são colocadas. No tentanto eu pergunto: A posição filosófica está correta? Podemos realmente colocar todas as coisas, especialmente a verdade e a mentira no campo na relatividade? Como ficaria então Jesus

João 14:6 Diz o msmtre: Eu sou o caminho, a verdade e a vida... Como ficaria isso. Bom já que estamos falando em filosofia vamos citar Platão que disse: O artigo definido antes do substantivo coloca esse substantivo como absoluto. Ou seja: Quando Jesus diz ser A verde esgota toda a idéia de erdade nele. Não há outra vrdade fora de Jesus. Muito bem voltemos então ao nosso tema: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. É o mesmo que dizer: Conhecereis a Jesus e Jesus vos libertará. É claro que agora entramos no campo da fé, no campo da religião na verdadeira acepção do termo. Religião vem do verbo latim relicare que significa ligar novamente. Então religião é o mesmo que religação. Por isso eu disse que assim todos que precisam de religião. Não uma religiosidade vazia, mas no veradeiro sentido da palavra, pois todos nós caímos em Adão (Gen. Capítulo três) e com isso nos desligamos de Deus e para retornarmos temos que nos religar a Ele. Aqui entra o sentido da palavra Religião, que quer dizer religação. Jesus estava discutindo com oum gupo supostamente religioso. Os fariseus. Este capítulo do Evangelho de João é muito interessante. Os judeus apesar de religiosos não entendiam nem o que Jesus estava falando e o contestavam. Jesus percebe que há uma escravidão dominando-os e então fala: Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Isso equivlae a dizer, vocês etão vivendo sob a escravidão da mentira. Ora, essa gente pensava estar vivendo na verdade em termos de fé e de religião e não estava. Jesus era a verdade e eles não o conheciam. Por isso estavam sendo escravos da menira em termos de fé e de religião. Mas hoje em dia também existe esse tipo de coisa? Sim. Creio eu que ainda mais forte do que nos tempos de Jesus. O próprio “cristianismo” de hoje está dividido em muitas partes e qual a razão disso? Estamos relativizando a verde dentro do própprio cristianismo. O que significa isso? Sem dúvida é o compotamento do cada grupo achando que a sua verdade é a verdade absoluta. Enquanto isso outro grupo também acha o mesmo e com isso crescem as divisões e cada uma crendo estar na verdade. O pior em tudo isso é que todos correm o risco de não estar na verdade mesmo que é Jesus Crsito. Queridos e queridas as nossas verdades podem não ser vardadeiras. São nossas “verdades”. Ou seja: vrdades segundo o nosso conceito de verdade que pode estar errado. Mas como saber se estamos certos ou não? Obviamente conhecendo a Jesus. Jesus sim é a verdade inconteste, insofismável. Para saber se estou na verde eu preciso saber a quem estou seguindo. É a Jesus Cristo mesmo ou o que dizem a seu respeito? Nem sempe o que afirmam sobre Jesus é vrdadeiro. Preciso avaliar a mim mesmo ou a mim mesmo para asber se estou em Cristo Jesus mesmo. Aí sim. Depois que e tiver a certeza de que estou em Cristo eu posso crer que estou seguinda a verdade e com isso estou livre. Porque a liberdade somente vem atraés de Jesus Cristo.
Meus amados irmãos e minhas amadas irmãs nesse momento de turbulências no campo da fé procurem estar com Jesus Cristo. Nele staremos seguros. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: