sexta-feira, 18 de julho de 2014

AQUELE QUEM PERSEVERAR... Mat. 24:13.

Meus irmãos e minhas irmãs hoje eu gostaria de meditar com vocês sobre a grande necessidade de perseverança nos aminhos do Senhor. Existem algumas correntes teológicas que eu gostaria de coloca-las aqui mesmo de forma resumida e depois entraremos no assunto da pauta de hoje.

A primeira corrente teológica prega a ideia de que todas as pessoas ao morrer estão no Céu. Tanto que surgiu um ditado que fala da morte como passar desta para a melhor. Esse mesma teologia acredita que a partir do momento em que uma pessoa morre vira santa e passa a ter a capacidade de interceder junto a Deus por aqueles que ficaram. Ou seja, por este mundo. Passam a fazer o sinal da cruz diante dos corpos sem vida das pessoas. Para eles isso é um sinal de reverencia à quem já está junto a Deus e intercedendo por nós. Isso tudo sem levar em conta quem foi essa pessoa, como viveu aqui, se seguiu os caminhos de Deus ou se não seguiu. Ora, nós sabemos que não é assim. A salvação é graça de Deus mas tem toda uma caminhada a ser percorrida aqui neste mundo, caminha essa que chamamos de santificação. A salvação é um processo que se desenvolve em cada um de nós e esse processo implica em procuramos obedecer a Deus, viver em santidade de vida e sobretudo amando-nos uns aos outros. Como posso afirmar que alguém que tenha vivido assim ao morrer já está na glória como se a morte em si fosse suficiente para fazer as pessoas se tronarem santas. Muito pelo contrário a morte é a maior evidência de que somos pecadores e é a consequência de nossos pecados. Serão santos e viverão eternamente com Deus quem viver com ele já aqui nesta vida. Essa mesma corrente teológica canoniza algumas pessoas para se tornarem santas ao lado de Deus desde agora. Na verdade são pequenos deuses que passam a auxiliar ao Criador e interceder de forma muito especial por pessoas que ainda estão nesta vida. Essa teologia não tem nenhum fundamento bíblico e, portanto não é verdadeira. Eu diria que até mesmo, que é uma teologia idólatra. Mas milhares estão seguindo essa doutrina como e fosse verdadeira. Vindo para um outro lado do cristianismo nós temos algumas correntes também. Uma corrente afirma que a pessoas uma vez salva e estando na graça, na graça para sempre. E para explicar aqueles que saem dos caminho do Senhor diz que aquele que saiu é porque nunca havia entrado. Outra corrente ainda desse lado afirma que todas as pessoas para serem salvas terão de ser escolhidas antes por Deus e que aquele  ou aquela que não for escolhido jamais será salvo.

Todas as correntes supostamente cristãs aqui apresentadas se chocam com a Bíblia que mostra um Deus sempre em busca do homem e fazendo-lhe convites.

Na verdade Deus convida o homem para si. Se convida é porque esse homem tem a liberdade de aceitar ou não ficar com Deus. Eu diria ainda que se Uma vez na graça na graça para sempre o apelo de Jesus para a permanência na fé não teria sentido algum. Permanecer porque se os que estão não poderão mais sair? Como vocês podem ver Tais posturas teológicas não podem ser sustentadas pelas Sagradas Escrituras em todo o seu contexto. Não podemos formular uma doutrina a parir de um versículo ou mesmo um texto bíblico sem fazer uma exegese (análise) bíblica para ver o texto à luz do contexto. No caso o que diz a Bíblia como um todo.

Assim meus amados irmãos e minhas amadas irmãs eu apelo a todos e a todas que lutem por permanecer no Senhor até o fim. É o que o texto de Jesus nos ensina em Mateus capítulo vinte a quatro versículo treze.  Portanto lutemos, porfiemos como Jesus disse a Pedro. Lembram-se? Porfiai por entrar pela porta estreita. Apesar de toda a dificuldade, vamos permanecer firmes até o dia do encontro com o Senhor seja Ele vindo buscar sua Igreja ou nós indo para encontra-lo quando a morte vier. Que Deus nos ajude a permanecer Nele até o fim. Amém.

Rev. Jesué Francisco da Silva.

 

Nenhum comentário: