quarta-feira, 16 de julho de 2014

PALAVRA PASTORAL – A FÉ. (Heb. 11:1)

Meus irmãos e minhas irmãs eu gostaria de meditar com vocês hoje mais uma vez sobre a fé. Digo mais uma vez porque com certeza já o fiz em outro contexto. Para isso gostaria de fazer uma pergunta que tenho feito a mim mesmo: As histórias bíblicas são verdadeiras? Aquelas coisa fabulosas que lemos na Bíblia realmente aconteceram? Aqueles homens oravam e realmente Deus os respondia? Eles ouviram mesmo a voz de Deus falando nos ares? Nessa minha pergunta existem muito mais coisas que eu poderia perguntar. No entanto paro aqui porque sei que já perceberam o que pretendo dizer. A Bíblia também afirma que sem fé é impossível agradar a Deus. Diz aqueles que se aproximam de Deus devem saber que ele existe e que é galardoador daqueles que o buscam (Heb. 11:6). Vejamos o que diz Tiago, 2:17-18. Elias era home semelhante a nós, sujeito às mesmas  fraquezas. Orou com insistência para que não chovesse e por três anos se seis meses não choveu. Orou novamente e choveu. Leiam e confiram.
Irmãos e irmãs a minha inquietação vem do fato de orarmos, orarmos e não acontecer nada. Será que hoje em dia as coisas acontecem de outra maneira? Será que naqueles tempos também era assim? Mas se era o mar vermelho não teria sido aberto, Elizeu não teria ressuscitado o filho daquele casal, Também não teria curado a Mamam, o sírio de sua lepra, Pedro não teria ressuscitada aquela costureira Dorcas (At. 9:36-43) A Bíblia diz que as pessoas colocavam seus enfermos nas calçadas para que ao menos a sombra de Pedro  se projetasse sobre eles para serem curados. Diz ainda a Bíblia que duas pessoas no início quando os crentes vendiam suas propriedades e depositavam os valores aos pés do apóstolos para que esses distribuíssem entre os que tinha  necessidade, Ananias a sua esposa mentiram para Pedro e Pedro revelou suas mentira e que os tais caíram mortos no mesmo instante. Hoje em dia os próprios pregadores mentem e nada lhes acontece. Onde estaria o problema? Os relatos bíblicos são verídicos ou não? Ora se são então porque não acontece mais nada? Será que o povo hoje não precisa mais ser contestado e desafiado pela Palavra de Deus, como muitos dizem. Pregam e dizem que isso acontecia naqueles tempos para divulgação da fé. Sim. Mas e hoje o povo tem fé? Na minha visão o povo hoje em dia tem menos fé do que naquele tempo. Hoje se crê em uma porção de mentiras e “coisas” que não tem nada a ver com a fé. O que chama de fé em muitos casos não passa de idolatria. E isso a Bíblia condena. Eu creio que hoje em dia o mundo precisa mis do que naqueles tempos, de ver essas coisas acontecerem para separarem Deus de tantas bobagens que dizem ser fé. Mas eu insisto: Porque não acontece? Meus irmãos e minhas irmãs lamentavelmente eu tenho que admitir que não acontece porque nós não temos fé. Nossa fé é trivial, pequena e superficial. Jesus um dia disse: Se tiverdes fé como um grão de mostarda não somente fareis o que foi feito à figueira, mas direis a esta monte: Ergue e lança-te no mar ele vos obedecerá. Meus queridos o problema é a pequenez da nossa fé. Não adianta ficamos colocando a culpa nisso ou naquilo para fugirmos da real situação. A nossa falta de fé. Lembram-se do conto sobre a mulher que orava todos os dias para que um monte que atrapalhava o sol projetar obre sua casa até ao meio dia? Um dia ele leu na Bíblia essa Palavra de Jesus e disse agora eu quero ver se você monte teimoso, não vai sair daí. Orou à noite e logo pela manhã olhou e lá estava o monte no mesmo lugar de sempre. A mulher então disse: Seu miserável. Eu sabia que você não sairia. Ora então porque orou? Sim meus irmãos e minhas irmãs nós somos assim. Não venhamos com essa de que o monte que Jesus se referia eram as coisas difíceis. Podem ser também. Mas ele tinha uma montanha diante dos olhos e falou de monte mesmo. Tenhamos coragem e a humildade para orarmos pedindo: Senhor aumenta-nos a fé. Pois a questão é falta de fé.
Quanto se tem fé verdadeira não há necessidade de gritar tanto nas orações como se estando em desespero par sermos ouvido por um Deus que parece não querer ouvir. Basta pedir e Deus ouve. Aleluia. Gritara sim, de alegria e de fervor espiritual.  Não para falar com Deus. Não necessariamente. Ele escuta até os nossos pensamentos. Ele sonda os nossos corações. Nesses dias tão difíceis o que precisamos na verdade é ter fé. Fé em um Deus que é real. Fé em Deus que é presente e que pode simplesmente tudo. Ele é todo poderoso. Não há nada que Deus não possa fazer se quiser. A única coisa que temos que aprender é respeitar a vontade de Deus. Muitas coisas que pedimos não são de sua vontade. Assim Ele não responde mesmo. Mas Deus ainda fala Deus ainda mostra situação por meio d revelações, Deus cura e faz tudo o que já faz antes. Você e eu só precisamos ter fé. Não somente crer que Deus existe, mas que é ativo no mundo que criou que Ele é pessoa e que está conosco e, age e fala conosco. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: