quinta-feira, 24 de julho de 2014

PALAVRA PASTORAL – CONSIDERAR OS OUTROS PARA NÃO SER ECOISTA. (Fil. 2:3)

Meus irmãos e minhas irmãs eu gostaria de refletir com vocês hoje mais uma vez sobre este versículo da Bíblia vendo nele outra coisa. Normalmente a gente fala sobre o considerar os outros superiores, etc. etc. Mas hoje, além disso, eu gostaria de falar sobre outra coisa que vejo na falta de observação do texto. Aliás, sempre que temos um apelo para nos comportarmos de uma maneira fica implícita a ideia de que se não o fizermos da forma indicada sofreremos as consequências. Aqui Paulo está dizendo como devemos nos comportar em relação ao outros. Como devemos considerar os outros. Isso significa que se agirmos de outra forma não estaremos fazendo as coisas de maneira correta e isso tem um preço. Mas qual seriam as consequências e o preço a pagar?
As consequências são bem claras e todos nós as podemos ver e sentir em nosso dia a dia. Vejamos. Quando eu não considero o outro superior a mim mesmo é porque eu me sinto melhor do que ele. Em me sentindo melhor do que ele eu me sinto mais capaz, mais sábio, com mais direitos, dono dos primeiros lugares. O preço a pagar é o egoísmo que isso produz em nós. E assim por diante. Creio que tenha sido por isso que Jesus disse certa feita aos seus discípulos: Quando você chegar a uma festa não assente nos primeiros lugares. Pois pode acontecer de você estar tomando os lugares de convidados mais ilustres a e aí você será convidados pelo dono da festa, a sair e ocupar os lugares de traz, os últimos lugares. É claro que isso é vexatório. Mas se você procurar os últimos lugares poderá ser convidados pelo dono da festa e vir para os primeiros lugares e isso é honroso. Com isso Jesus está nos dizendo, olha aqui não pensem por vocês mesmos que vocês são os bons. Deixem que os outros percebam quem vocês são. Não queiram se mostrar, aparecerem porque isso é ruim. Considerem os outros melhores e mais importantes. Deixem que outros se manifestem sobre vocês. Mas pastor o quê isso tem a ver com o considerar os outros superiores a nós mesmos? Ora, tem tudo a ver. Quem está sempre considerando que o outro é melhor, é mais importante (e isso de coração, pois tem de ser verdadeiro em nós) jamais vai se sentir como se fosse o centro das coisas. Vamos dar os primeiros lugares para os demais. São eles os merecedores de atenção. Se eles cultivam os valores da fé cristã vão estar pensando a mesma coisa sobre nós. Então o que acontece? É claro. O egoísmo e o egocentrismo desaparecem. Vocês já imaginaram como falta isso na sociedade e até dentro das Igrejas? Já imaginaram também como seria bom viver em uma sociedade aonde esses princípios fossem observados? Pois é. Mas esse é o tipo de vida que o Senhor Jesus espera de mim e de vocês. Vou repetir para terminar. Uma Igreja ou as pessoas para serem discipuladores precisam viver esses princípios preestabelecidos na Palavra de Deus. Deus age por meio de princípios. Vamos nos exercitar nisso? Eu espero que sim. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: