quinta-feira, 8 de outubro de 2015

PALAVRA PASTORAL: PROFETIZA À QUEM? (Ezequiel, 37: 4-14)








 
Meus irmãos e minhas irmãs hoje mais uma vez eu gostaria de falar sobre este texto da Palavra de Deus. Em especial quando Deus manda o profeta falar. Mais ainda, a quem e em que estado o Senhor ordena ao profeta que profetize. Antes eu gostaria de comentar que nós temos um conceito nem sempre muito claro de profeta e de profecia. Geralmente entendemos como profeta aquele ou aquela que tem a capacidade de adivinhar, prever o futuro. Dizer o que ainda vai acontecer. Isso pode ocorrer. Mas profecia vai muito além disso. Um profeta muitas vezes é aquele que denuncia algo que está acontecendo no presente e partir daí faz uma previsão do que virá como conseqüência. O Profeta Ezequiel é contemporâneo do Profeta Jeremias. Jeremias um pouco antes é enviado a profetizar ao povo de Deus que está em decadência por causa de seu pecado. Claro. O profeta não é ouvido pelo “povo de Deus” que continuou afastando-se cada vez mais dos caminhos do Senhor. Quando o povo estava totalmente perdido e a esperança havia desaparecido totalmente também. O povo morreu. Transformou-se em um grande vale de ossos secos. Mas Deus que é extremamente misericordioso não abandona o seu povo mesmo sendo tão rebelde e chama o profeta e manda que ele fale a esse povo que está espiritualmente morto. É sempre bom lembrar que o texto trata de uma visão que Deus dá ao profeta. Não era algo real, mas uma visão para que as coisas ficassem bem claras ao profeta e ao povo de Israel tão distante do Senhor seu Deus. Na visão os ossos não estavam apenas secos, mas estavam sequíssimos. Ou seja, muito secos. Sem chance nenhuma de voltar a serem vivos. Não havia mais recuperação. Tanto que o Senhor pergunta ao profeta se aqueles ossos poderiam reviver e ele responde: Senhor, tu o sabes. Realmente numa situação dessas só Deus pode saber.
Mas a Palavra do Senhor é firme: Profetiza a esses ossos para que vivam. No momento em que o profeta começa a profetizar os ossos começam a se movimentar. Era osso que procurava o seu osso. Queridos, é assim mesmo quando o povo de Deus (Hoje é a Igreja) está morto mesmo assim Deus manda o seu profeta anunciar a vida. Quando isso acontece o povo começa a se organizar. Deus não trabalha sem organização. Antes de qualquer coisa Ele organiza o povo em desordem. Na visão cada osso se uniu ao seu osso em seguida os nervos vieram, cresceram carnes sobre ele e depois a pela se estendeu sobre os corpos. Mas ainda estavam sem vida. Deus ordena ao profeta para profetizar a vida. Ele o faz e aqueles ossos secos se puseram em pé um exército sobre modo numeroso.
Muitas vezes fico pensando sobre nós enquanto Igreja hoje em dia e me sinto assustado. Parece não haver mais vida nem esperança para o povo de Deus (a Igreja de Cristo) Há muito barulho e muita coisa se passando por Igreja. Mas se formos sinceros ao examinarmos veremos que não têm as qualidades para serem Igrejas de Cristo. Nesse ponto ficamos desesperados ao vermos a Igreja verdadeira morrer. Então o Senhor ordena aos profetas para que profetizem a vida sobre sua amada Igreja. Quando isso acontece Deus milagrosamente restaura a sua Igreja. Deus a reveste de poder. Ela renasce das cinzas e se coloca em pé e cheia de poder. Creio que chegamos ao momento em que Deus quer fazer isso com sua Igreja. Quando o Senhor Jesus voltar a Igreja vai estar aqui revitalizada e pronta para subir e reinar com Ele para todo o sempre. Aleluia! Amém.

Nenhum comentário: