quinta-feira, 15 de outubro de 2015

PALAVRA PASTORAL: QUAL É A IGREJA VERDADEIRA DE CRISTO? (Mat. 16:17 – 18).








Meus irmãos e minhas irmãs hoje mais uma vez volto a falar sobre a Igreja de Cristo. Sei que esse tema tem sido insistentemente estudado nos Boletins de nossa Igreja em Lins. No entanto percebo que ainda devemos refletir sobre o mesmo um pouco mais. Hoje eu gostaria de pensar sobre a pergunta que faço acima. Existem tantas Igrejas hoje em dia e cada uma reivindicando para si o direito de estar certa e de acordo com a Palavra de Deus que muitas vezes perguntamos: O que pensam de minha Igreja? Pois não estamos seguindo as mesmas orientações teológicas deles e de suas Igrejas. Qual seria a resposta? Creio que não há resposta afirmando esta está correta ou aquela está correta. A não ser quando se trata de seitas. Nesse caso sabemos que não são Igrejas. Mas sobre as que se denominam Igreja mesmo com os nomes exóticos não há como dizer: Esta é a correta. Ou esta está é incorreta. É muito difícil fazer isso até mesmo em se tratando da Igreja Romana com suas doutrinas muito fora das Escrituras Sagradas. Mas então qual delas é a verdadeira Igreja de Cristo? Eu diria que nem uma. Nem uma pastor?! Sim. Nem uma. A Igreja de Cristo compõe-se de pessoas que seguem realmente a Ele. Essas pessoas podem estar em todos os lugares. Por isso eu não tenho nenhum problema em afirmar que a Igreja de Cristo é muito maior do que as “Igrejas”. Vocês já imaginaram se o Reino de Deus fosse limitado somente à Igreja Metodista? Ou pela Assembléia de Deus? Ou pela Igreja Batista, Presbiteriana, etc. Que tamanho teria esse Reino de Deus? Já pensaram como seria pequeno esse Reino? Mas graças a Deus não é. O Senhor tem servos e servas em todas essas e em muito mais Igrejas que nem sabemos o nome e onde existem. Os movimentos ou Igrejas organizados são necessários para termos um referencial para prestação de serviços. Numa Comunidade Local nós temos um modelo da Comunidade Universal dos salvos. Nessa comunidade prestamos serviços no Reino de Deus e temos um meio de para demonstrarmos e vivermos a nossa comunhão. Mas nunca devemos perder a idéia de que a Igreja verdadeira de Cristo não é só aquela que pertencemos.
Quando a Bíblia fala de Igreja ela não está falando da Assembléia de Deus, da Metodista, Presbiteriana, Batista, etc. Mas está falando dos salvos em Cristo que estão por toda parte. Aleluia! Infelizmente Essas divisões têm marcado de maneira negativa a nossa caminhada cristã. É claro que cada denominação tem seu jeito de ser, suas ênfases doutrinárias e seus costumes. Mas isso não dá a nenhuma denominação o direito de galgar para si sozinha o título “Igreja de Cristo”. Mas pastor como identificar os verdadeiros membros da Igreja de Cristo e a verdadeira Igreja d’Ele? Pelo testemunho de vida. Ser seguidor de Cristo é ter um estilo de vida. Isso marca as pessoas e as faz reconhecidas. A Bíblia nos diz que pelos seus frutos os conhecereis. Quem é cristão verdadeiro pertence à verdadeira Igreja de Cristo e faz o que Cristo faria. Cristo faria o que essa pessoa está fazendo? Não. Então ela não pertence a Cristo nem à verdadeira Igreja de Cristo. Uma comunidade onde seus membros vivem em unidade e em comunhão uns com os outros. Uma comunidade onde um membro não maldiz seus irmãos e suas irmãs, onde há respeito para com a liderança que Deus colocou para dirigí-la, onde cada um sabe que ele só não é o dono da verdade e que uma comunidade só existe a partir de duas ou três pessoas  segundo as palavras de Jesus que dizem: Onde estiverem duas ou três pessoas reunidas em meu nome aí eu estou no meio delas. Sem dúvida alguma essa comunidade faz parte da grande Igreja de Cristo espalhada por toda parte. Mas hoje em dia o que se vê são pessoas falando uma das outras criticando seus pastores sem o menor pudor. É uma pena! As Comunidades Locais são organizações para o serviço do Reino de Deus. Cada denominação é apenas um ramo da Igreja Universal de Cristo. A grande Árvore compõe-se de muitos outros ramos.
Sejamos fieis às nossas denominações, mas saibamos que a Igreja de Cristo é muito maior. Amém.
Rev. Jesué Francisco da Silva.

Nenhum comentário: